
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Scatolin, Fábio, 1956- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Curotto, Adevanilde Aparecida Rotter | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:08:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:08:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/78967 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78967 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Fabio Doria Scatolin | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Entre 2001 e 2009, o Índice de Gini da distribuição de renda domiciliar per capita, estimada através dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), caiu 9.3%. O fato gerou muitas análises sobre a magnitude e relevância dessa queda. Este estudo se insere entre os que avaliam a relevância desta queda devida à subdeclaração de renda existente em pesquisas domiciliares. Foram contrastadas as estimativas de desigualdade geradas pela PNAD com aquelas geradas através de outras bases de informações: Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) e Censo Demográfico de 2000 (CENSO). Também foram analisados os movimentos existentes no Sistema de Contas Nacionais (SCN) com relação às parcelas de rendimentos do trabalho, de aposentadorias e pensões e de rendimentos do capital. Os resultados mostram que a POF capta mais o rendimento do capital e gera estimativas em torno de 4% maiores que a PNAD e que apresentam uma tendência de queda da desigualdade de forma muito menos robusta. As estimativas geradas pela base de informações do CENSO são em torno de 6% maiores que as geradas pela PNAD, mesmo tendo uma composição de rendimentos bastante semelhante. O SCN mostra uma crescente participação do rendimento do capital na renda total. No entanto, esta parcela não está sendo apropriada pelas famílias e sim pelas empresas financeiras. O estudo conclui pela relevância restrita da queda da desigualdade. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Renda - Distribuição - Brasil - 2001-2009 | - |
| Título: dc.title | Um estudo sobre a queda da desigualdade de renda no Brasil entre 2001 e 2009 | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: