Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Avila, Astrid Baecker | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | - |
Autor(es): dc.creator | Vargas, Pauline Iglesias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:47:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:47:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/78960 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78960 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Astrid Baecker Avila | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física. | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A Ginástica Rítmica (GR) é uma modalidade desportiva que proporciona beleza e leveza dos movimentos corporais aos seus participantes. A GR baseia-se na flexibilidade e coordenação dos movimentos corporais naturais com os movimentos dos aparelhos. Com o passar dos anos a Ginástica Rítmica encanta mais meninas. Com sua difusão pelo Brasil a partir da década de 80, o desporto encontra-se presente em quase todos os estados do país. Porém, nota-se que o professor de Educação Física assumiu o papel de treinador, preocupando-se unicamente com o rendimento dos praticantes e deixando de lado o atendimento geral da criança. A GR competitiva é uma atividade que visa a obtenção de resultados e conquistas de medalhas, é na sua essência discriminatória, onde apenas os talentos são valorizados (SOUZA, 1997, p. 14). Acreditamos que há uma necessidade, acima de tudo, de educar através das aulas de Educação Física e, neste caso, nas aulas de Ginástica Rítmica. A modalidade organizada de acordo com as possibilidades dos praticantes, em qualquer ambiente de intervenção prática (Escolas, Clubes, associações, Espaços Alternativos) deve cooperar para a formação integral do praticante, tomando-o consciente de suas possibilidades e dando-lhe segurança física, psíquica e social, pela prática de movimentos rítmicos naturais em todas as suas possibilidades de variações no tempo, espaço, dinâmica, ritmo, expressão. Portanto, durante o desenvolvimento do trabalho, foi levantado o seguinte problema: Quais as influências da Ginástica Rítmica no processo formativo da criança praticante? Para compor o trabalho foi executada uma pesquisa de campo em instituições de Curitiba que oferecem a modalidade em questão, sem caráter competitivo, dentre elas: um estabelecimento público e dois particulares. Os sujeitos da pesquisa foram 42 pais de crianças praticantes de Ginástica Rítmica de cunho não competitivo. Dentre os pais pesquisados 93% identificaram que a Ginástica Rítmica contribuiu positivamente para a formação de sua filha. | - |
Formato: dc.format | 28 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Também disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ginastica ritmica | - |
Título: dc.title | As influências da prática da ginástica rítmica na formação da criança | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: