Teoria queer e a educação : uma pedagogia no âmbito educacional

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Autor(es): dc.contributorOliveira, Robson de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar-
Autor(es): dc.creatorBatista, Lucas Henrique Nunes, 1994--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:38:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:38:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/78948-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78948-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Robson de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em A Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Os debates acerca das questões de gênero e sexualidade estão tomando cada vez mais espaço dentro da academia, na mídia, e também dentro do ambiente escolar. As respostas antes dadas para essas questões, advindas da sociedade por vezes de uma sociedade conservadora, e dos discursos baseados no certo e errado já não servem mais para responder aos questionamentos da juventude LGBTQIA+. A partir das análises de algumas pesquisas feitas pelo GGB (Grupo Gay da Bahia) sobre violência contra a população LGBTQIA+ dentro da escola, este trabalho buscou pensar a teoria queer como uma teoria que pode contribuir para se pensar a educação e atuar como uma pedagogia dentro do ambiente escolar. Por questionar os padrões binários de gênero e sexualidade, fazer pensar sobre as identidades, a teoria queer pode contribuir para que a escola se torne um espaço mais democrático e inclusivo. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas principalmente baseadas em Guacira Lopes Louro e João Silvério Trevisan, que trabalham essas temáticas em suas obras. A partir das leituras e reflexões sobre a teoria queer e sobre os dados de LGBTQIA+fobia presentes na escola na realidade brasileira, buscou-se pensar em uma pedagogia queer, enquanto uma pedagogia que pode contribuir para a diminuição das práticas das violências sofridas por pessoas LGBTQIA+ dentro do ambiente escolar-
Formato: dc.format1 recurso online (39 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectHomossexualidade e educação-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças e sexo-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade sexual na educação-
Título: dc.titleTeoria queer e a educação : uma pedagogia no âmbito educacional-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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