Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bonin, Luiz Fernando Rolim, 1939- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Andréia Carolina Litwinski | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:54:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:54:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2002 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/78941 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78941 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Luiz Fernando Rolim Bonin | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Infância e Adolescência | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 271-275 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Psicologia da Infância e da Adolescência | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo a análise dos sentidos apresentados por adolescentes gestantes e seus parceiros referentes à ocorrência da gravidez, a partir de uma reflexão sobre o contexto e o momento que a precedeu, incluindo seu projeto de vida, o relacionamento com o (a) parceiro (a) e com sua família. A teoria sócio-histórica e as perspectivas de gênero e de hierarquia por idade foram adotadas como referencial teórico. Foram realizadas entrevistas clínicas semi-estruturadas com 12 adolescentes gestantes e 3 parceiros. A idade das adolescentes variou entre 12 e 19 anos, e dos parceiros entre 19 e 21 anos. A análise dos dados teve como referencial a análise de conteúdo conforme proposto por BARDIN (1977) e MYNAIO (1996). As falas dos participantes foram categorizadas tendo por base os sentidos por estas (es) apresentados quanto ao que as levou a engravidar ou a sua parceira engravidar, no caso dos rapazes. Esta forma de apresentação permitiu que os sujeitos pudessem ser comparados e analisados em relação aos demais participantes do grupo sem fragmentar suas falas, o que possibilitou também uma análise contextuai de cada sujeito em separado. As falas foram agrupadas conforme os participantes tenham relatado se queriam ou não ter um filho naquele momento. Os últimos abrangeram 5 grupos distintos englobando os seguintes motivos atribuídos a gravidez: o namorado queria que a adolescente engravidasse; a adolescente teve a relação sexual sem se prevenir e sem pensar nas conseqüências; a adolescente esqueceu de tomar a pílula; o casal confiou na tabelinha, houve uma falha no uso da camisinha. Os resultados apontaram uma grande diversidade de sentidos, os quais não implicaram em um padrão homogêneo quanto à ocorrência da gravidez, que possa ser aplicado de maneira universal a todos os adolescentes. Entre os participantes da pesquisa, um terço avaliou que a gravidez ocorreu por ter desejado ter um filho. Entretanto, foi levantada a possibilidade da presença de um desejo não consciente de que a gravidez ocorresse entre a maior parte dos participantes que haviam relatado que não queriam ter um filho naquele momento. A ocorrência da gravidez entre os participantes foi contextualizada pelo relacionamento cotidiano destes com suas famílias e com o parceiro, sendo que o último foi referido freqüentemente como tendo influenciado a gravidez. De maneira geral, a maternidade/paternidade estiveram relacionadas, mesmo que de maneira não consciente, com a perspectiva de modificar uma situação de vida pessoal ou familiar. Pode se perceber também que as ações desenvolvidas pelos participantes no cotidiano, quanto à escolaridade, ao relacionamento com o parceiro e à prevenção da gravidez, algumas vezes foram contrárias aos planos que estes tinham em relação a seu futuro. Verificou-se geralmente a ausência de oportunidades anteriores à gestação, nas quais os adolescentes pudessem refletir de maneira mais aprofundada sobre seus projetos de vida e o desejo de engravidar ou não. Os resultados apontaram para a importância do desenvolvimento de oportunidades no cotidiano, nas quais estes possam pensar, planejar e avaliar suas ações como destacado por VYGOTSKY (2000), exercendo efetivamente seus direitos reprodutivos. | - |
Formato: dc.format | 275 f. : il., grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gravidez na adolescência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia do adolescente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação social na adolescencia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Título: dc.title | Projeto de vida e gravidez em adolescentes : analisando sua ocorrência no contexto das relações | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: