Trabalho docente e saúde mental : percepção da qualidade de vida de professores da rede pública municipal de Paranaguá-PR

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Autor(es): dc.contributorAlencastro, Lucia Helena, 1970--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar-
Autor(es): dc.creatorNogueira, Lígia Panhozi de Camargo, 1987--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:49:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:49:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/78935-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78935-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Lucia Helena Alencastro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em A Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O trabalho docente é uma profissão que acompanha o processo de ensino e aprendizagem nas transformações constantes da sociedade. A Qualidade de Vida (QV) está relacionada aos fatores que influenciam o dia-a-dia dos indivíduos, referindo-se à satisfação física, psicológica, social e à percepção do indivíduo em relação a sua posição na vida. O objetivo geral do presente estudo é identificar os impactos da atividade de trabalho na QV dos professores da rede pública municipal do ensino básico de Paranaguá, considerando o cenário de pandemia da covid-19. Entre os objetivos específicos destacamos: compreender o contexto histórico de desenvolvimento do trabalho docente; delimitar indicadores de QV na atividade docente; conhecer as condições de trabalho dos docentes do município de Paranaguá e analisar o nível e possíveis formas de manifestação do sofrimento psíquico nos professores da rede municipal do ensino básico de Paranaguá. O estudo é de natureza descritiva, dentro de uma abordagem quantitativa. Para a coleta e análise de dados utilizamos o instrumento QWLQ-bref. Nos resultados, observamos os escores médios insatisfatórios para Físico/Saúde = 52,50% e satisfatório para Psicológico = 63,81%; Pessoal = 72,32; Profissional 60,24% e QVT = 62,22%. Diante dos resultados, devemos levar em conta o período de isolamento social para a prevenção à propagação do vírus SARS-COV-2, causador da covid-19. Com isso, percebemos os impactos na QV das/dos docentes no componente Físico/Saúde, ratificando a necessidade de inclusão de programas voltados à atenção ao estilo de vida saudável e por consequência melhores condições de saúde para o trabalho.-
Formato: dc.format1 recurso online (30 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Condições de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - Paranaguá (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de vida no trabalho - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectSARS-CoV-2-
Título: dc.titleTrabalho docente e saúde mental : percepção da qualidade de vida de professores da rede pública municipal de Paranaguá-PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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