
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pich, Santiago | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício | - |
| Autor(es): dc.creator | Luz, Thamys Bossle da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:34:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:34:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/78933 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78933 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Santiago Pich | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: No Brasil, entre os anos de 1979 e 1997, a análise de mortalidade apontou as doenças cardiovasculares como sendo as maiores causas de óbito, sendo responsável pela média de 32% das mortes ocorridas nesse período. Estudos de base populacional demonstraram que níveis elevados de vários mediadores inflamatórios, entre homens e mulheres aparentemente saudáveis provaram ter importante predição para futuros eventos cardíacos. Para identificar e controlar o processo inflamatório alguns fatores podem ser avaliados tais como as lipoproteínas de baixa densidade, as citocinas pró-inflamatórias como a interleucina-1, moléculas de adesão como as selectinas (ICAM-1), estímulos inflamatórios com efeitos hepáticos, por exemplo, a interleucina-6 ou os produtos da estimulação hepática, tais como o soro amilóide A, a proteína C-reativa (PCR) entre outros biomarcadores de fase aguda. Estudos têm evidenciado que a atividade física e a aptidão cardiorrespiratória vêm sendo inversamente relacionadas com o nível plasmático de PCR. Neste sentido, este trabalho tem o intuito revisar informações sobre a correlação da atividade física e da aptidão cardiorrespiratória com os níveis de PCR, a fim de esclarecer também eventuais dúvidas sobre as doenças arteriais coronarianas, os fatores de risco relacionados à PCR, bem como a relação da PCR com a pressão arterial, o diabetes e com as variáveis antropométricas IMC, circunferência da cintura e percentual de gordura. | - |
| Formato: dc.format | 29 f. : il., tabs,. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Também disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exercícios físicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aptidão física | - |
| Título: dc.title | Relação entre atividade física, aptidão cardiorrespiratória e proteína C-reativa | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: