Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Roberto, 1983- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Fedechen, Emerson André | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:32:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:32:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/78910 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78910 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Roberto Pereira | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa : Curitiba, 01/07/2022 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Ciência da Computação | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O movimento Open Design propõe um modelo de trabalho colaborativo, democrático e voluntário com acesso livre à informação, ao processo de construção e aos resultados do trabalho. A motivação e o envolvimento dos participantes estão fortemente relacionados ao sucesso em qualquer projeto Open Design, de modo que estes projetos necessitam de participantes engajados nas suas plataformas de desenvolvimento durante todo o processo. Diante das características que envolvem a prática Open Design, é importante que os profissionais envolvidos na construção de plataformas para este fim sejam capazes de criar mecanismos que apoiem o engajamento dos participantes. A gamificação é uma estratégia promissora para viabilizar a presença e contribuição dos participantes em projetos Open Design, pois busca induzir um comportamento positivo nas pessoas promovendo a motivação e o engajamento em tarefas específicas. Devido a complexidade de Open Design, não é trivial identificar quais elementos e estratégias de gamificação podem ser utilizados com sucesso ao engajamento dos participantes. O uso da gamificação sem observar a relação entre os elementos de jogos e o contexto do Open Design pode trazer resultados indesejados em relação aos objetivos da gamificação. Esta pesquisa propõe um processo (CGP - Context-Aware Gamification Process, em português "Processo de Gamificação Consciente do Contexto") e um catálogo de elementos de jogos para apoiar os projetistas no design da gamificação de plataformas Open Design. O CGP foi construído levando em consideração a prática Open Design, o catálogo de elementos de jogos, a Teoria da Autodeterminação e o framework conceitual 5W2H que suporta o design de gamificação. O CGP foi instanciado em uma plataforma Open Design em desenvolvimento e avaliado por profissionais da área da Informática e pesquisadores de Interação Humano-Computador. Os resultados indicaram a viabilidade e aceitação do catálogo e do processo, e revelaram pontos de melhoria, principalmente em termos de facilidade de uso. O Processo e o catálogo são promissores no apoio ao planejamento da gamificação em Open Design, especialmente ao fornecer aos designers ferramentas para entender o contexto a ser gamificado e selecionar estratégias e elementos de jogos adequados. Além disso, o CGP e o catálogo podem ser adaptados a novos contextos. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The Open Design movement proposes a collaborative, democratic and volunteer work model with free access to information, building process and the results of this work. The participants motivation and envolvement are strongly related with the success of any Open Design project, so that Open Design projects need engaged participants in the development platforms during whole development process. Given that, it is important that professionals involved in the construction of Open Design platforms are able to create mechanisms that support the engagement of participants. Gamification is the research area that seeks to induce positive behavior in people, promoting motivation and specific task engagement, thus gamification is a promising strategy to enable the presence and contribution of participants in Open Design projects. However, due to the complexity of Open Design, it is not trivial to identify which game elements and strategies can be successfully used to engage people. The use of gamification without observing the relationship between the game elements and the Open Design context can bring unwanted results in relation to the goals of gamification. This research proposes the CGP - Context Aware Gamification Process and a game elements catalog to support designers in the gamification design of Open Design platforms. The CGP was built taking into account the Open Design practice, the catalog of game elements, the Self-Determination Theory, and the 5W2H conceptual framework that supports the gamification design. The CGP was instantiated on a developing Open Design platform and evaluated by computing professionals and Human-Computer Interaction researchers. The results indicated the feasibility and acceptance of the catalog and process, and revealed points for improvement, especially in terms of ease of use. The Process and the Catalog are promising in supporting the planning of gamification in Open Design, especially in providing designers with tools to understand the context to be gamified and to select suitable gamification strategies and elements. Furthermore, the CGP and catalog can be adapted to new contexts. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos eletrônicos - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design colaborativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Computação | - |
Título: dc.title | Gamificação em Open Design : processo de gamificação consciente do contexto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: