Significados e apropriação do recreio escolar : estudo com crianças de uma escola municipal de Curitiba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGaranhani, Marynelma Camargo, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorPereira, Elizabeth Aparecida, 1987--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:02:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:02:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/78889-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78889-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Marynelma Camargo Garanhani-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho teve o objetivo de identificar como os espaços do recreio estao sendo significados e apropriados pelas crianças de 6 a 7 anos, de urna escola municipal de Curitiba. Como referencial te6rico a pesquisa baseou-se nos estudos de Neuenfeld (2003), Blatchford e Sharp (1994), Ferreira (1999), Pereira (2002), Penna (2011), Spréa (2010), sobre o recreio escolar. Para abordar o tema espaço, oram utilizados estudos de Vinhao Frago (1998), Horn (2004) e Lima (1989), sobre socializaçao e praticas socializantes, utilizou-se Delalande (2001), Plaisance (2004) e Freire (1996). Como instrumento de pesquisa, para produçao dos dados, foram utilizados: observaçao, conversa informai, conversa estrutural e fotografia. Com esse estudo, conclui-se que o recreio é um momento que significa diversao para as crianças de 6 a 7 anos e que essa aceitaçao ocorre devido ao carater de liberdade, onde elas podem fazer suas escolhas. As crianças sao capazes de se apropriar de qualquer espaço e ele pode determinar a atividade, mas nao é capaz de limitar as crianças.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectRecreio Escolar - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Título: dc.titleSignificados e apropriação do recreio escolar : estudo com crianças de uma escola municipal de Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.