
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Garanhani, Marynelma Camargo, 1967- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Elizabeth Aparecida, 1987- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:02:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:02:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/78889 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78889 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Marynelma Camargo Garanhani | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física. | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho teve o objetivo de identificar como os espaços do recreio estao sendo significados e apropriados pelas crianças de 6 a 7 anos, de urna escola municipal de Curitiba. Como referencial te6rico a pesquisa baseou-se nos estudos de Neuenfeld (2003), Blatchford e Sharp (1994), Ferreira (1999), Pereira (2002), Penna (2011), Spréa (2010), sobre o recreio escolar. Para abordar o tema espaço, oram utilizados estudos de Vinhao Frago (1998), Horn (2004) e Lima (1989), sobre socializaçao e praticas socializantes, utilizou-se Delalande (2001), Plaisance (2004) e Freire (1996). Como instrumento de pesquisa, para produçao dos dados, foram utilizados: observaçao, conversa informai, conversa estrutural e fotografia. Com esse estudo, conclui-se que o recreio é um momento que significa diversao para as crianças de 6 a 7 anos e que essa aceitaçao ocorre devido ao carater de liberdade, onde elas podem fazer suas escolhas. As crianças sao capazes de se apropriar de qualquer espaço e ele pode determinar a atividade, mas nao é capaz de limitar as crianças. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental - Curitiba (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recreio Escolar - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
| Título: dc.title | Significados e apropriação do recreio escolar : estudo com crianças de uma escola municipal de Curitiba | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: