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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Muller, Herrmann Vinicius de Oliveira, 1974- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | - |
| Autor(es): dc.creator | Pelacio, Fabio Diniz, 1977- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:33:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:33:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/78881 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78881 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Hermann Muller | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física. | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A capoeira está passando por um polemico período de esportização, o que tem levantado debates intensos entre os contrários e os favoráveis a esse processo, ponderando-se os pontos positivos e negativos. Seria possível conciliar a transformação da capoeira em um esporte com a manutenção das suas características culturais? Esse estudo visa investigar como tem acontecido a esportização da capoeira e como isso se relaciona com sua identidade cultural, verificando opiniões e expectativas de professores de capoeira, pois a capoeira foi reconhecida como patrimônio cultural brasileiro, aquecendo ainda mais os debates. Para isso foi preciso avaliar conceitos de cultura, de esporte e de jogo, porque assim se define a capoeira, entre outras definições. Com base em Chauí (1995) encontra-se justificativas para as transformações ocorridas na capoeira ao longo dos séculos, como o surgimento de estilos diferentes (angola e regional), sua criminalização, disseminação em academias, atualmente sua esportivização. Outro aspecto da capoeira, de jogo, é tratado como uma idéia simplificada de alguma prática, mas pode ser ferramenta poderosa num processo de sociabilização (Freitas 2003, p. 11). Freitas cita também vantagens do uso da capoeira em contexto escolar, propiciando liberdade de expressão, dando espaço para subjetividade dos gestos infantis, facilitando a construção de conhecimentos através do lúdico. Da mesma forma apresenta-se conceitos de esporte, considerando que tem sua origem no jogo, mas se diferencia ao se tomar algo sistematizado, unificado por regras mundiais, se transformando em uma atividade em que o rendimento e o resultado tendem a ser mais valorizados que a vivência lúdica. Conceitos da capoeira apresentados: dança, luta, folguedo, folclore, arte, esporte, cultura nacional, terapia ocupacional, filosofia de vida (SANTOS, 2001, p. 19), mostrando as muitas "faces" da capoeira, que se divide hoje em Angola e Regional. A existência de instituições de capoeira comprova sua esportização de fato. Situação complicada e dividida politicamente, que gera disputas por autoridade, controle e poder, afastando a capoeira de eventos como as olimpíadas, tão sonhada pelos capoeiristas. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Capoeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Esportes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura afro-brasileira | - |
| Título: dc.title | Capoeira : entre a esportização e as raízes culturais | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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