Reflexão da ação do assistente social frente aos conflitos de uma escola pública

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Autor(es): dc.contributorKeim, Ernesto Jacob, 1947--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar-
Autor(es): dc.creatorTeodoro, Cintia Cordeiro Carneiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:29:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:29:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/78878-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78878-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Ernesto Jacob Kleim-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a contribuição do Serviço Social na Educação, principalmente através da atuação do profissional dentro das escolas públicas. Basicamente o objeto de estudo escolhido é o da realidade da escola municipal João Gualberto da Silva, de Educação Infantil e Ensino Fundamental, localizada no município de Guaratuba, Paraná e que atualmente vive uma dinâmica problemática com seus alunos egressos, onde a depredação e os arrombamentos tornaram-se uma constante. A intenção é buscar caminhos para o questionamento: De que forma o assistente social poderia interferir e contribuir para que a atitude desses estudantes egressos seja diferente da que ora se apresenta? Dessa forma pretende promover encaminhamentos frente à atuação profissional do assistente social, tendo por base, uma gestão escolar coletiva, que conduza a comunidade à politização e conscientização das questões que a cercam, assim como, ao engajamento dos sujeitos em ações que fortaleçam a comunidade sobre os aspectos político, social e cultural-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectServiço social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação do cidadão-
Título: dc.titleReflexão da ação do assistente social frente aos conflitos de uma escola pública-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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