
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sanquetta, Carlos Roberto, 1964- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Projetos Sustentáveis e Inovações Ambientais | - |
| Autor(es): dc.creator | Dantas, Fabíola da Costa Catombé | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:17:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:17:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/78868 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78868 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Sanquetta | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Projetos Sustentáveis e inovações Ambientais. | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Diante da utilização excessiva de recursos naturais e dos impactos ambientais negativos que organizações públicas ou privadas provocam em sua interação com o meio ambiente, a busca por práticas sustentáveis devem ser cada vez mais incentivadas e difundidas no meio organizacional. As instituições de educação podem de assumir papel de protagonismo como modelo de reponsabilidade ambiental, por melhorar a qualidade de vida não só internamente, mas também, inspirando demais organizações e indivíduos a multiplicar atitudes mais sustentáveis através do ensino, pesquisa e extensão. O IFRN, através de sua política institucional e do projeto Campus Verde, agrega a sustentabilidade ambiental como um de seus pilares, fazendo com que as boas práticas ambientais venham sendo implementadas em seus Campi. Assim, este trabalho buscou desenvolver uma pesquisa aplicada, com foco em promover e integrar ações voltadas a educação para a sustentabilidade, disseminando práticas ambientais no âmbito do Campus Verde, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus São Paulo do Potengi. Para isso, foram realizadas reuniões ao longo do ano de 2021 para criação de núcleos de atuação e foram aplicados questionários junto a diferentes partes interessadas (discentes, servidores) para avaliação da percepção ambiental e levantamento de atitudes sustentáveis adotadas pela comunidade acadêmica e seus desafios. A partir da análise das respostas obtidas e lacunas levantadas, foram caracterizadas ações em andamento bem como planejadas ações futuras dentro de cada eixo. O total de núcleos de ação foram: Áreas Verdes e biodiversidade, Sustentabilidade energética, Águas e efluentes, Resíduos Sólidos, Infraestrutura e manutenção. Houve aumento dos mecanismos de engajamento, bem como contribuir fortalecimento da cultura da sustentabilidade ambiental, mas ainda há contínuo desafio na busca da de boas práticas sustentáveis na realidade local e regional, ao qual o Campus está inserido. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Título: dc.title | Caminhos para promoção da sustentabilidade numa Instituição de Ensino Superior | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: