
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Garanhani, Marynelma Camargo, 1967- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Leandro Santos, 2000- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:24:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:24:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/78856 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78856 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo tem como objetivo conhecer as abordagens acerca da brincadeira no Caderno de Formação da Revista Brasileira de Ciências do Esporte – RBCE. Para a delimitação do tema, foram utilizados estudos que se localizam dentro das três grandes áreas do conhecimento, a saber: Psicologia, Sociologia e História. Após a leitura e a reflexão de alguns trabalhos realizados nessas áreas, surgiu o questionamento: como a brincadeira é abordada nos Cadernos de Formação da Revista Brasileira de Ciências do Esporte? Diante dessa pergunta, foram estabelecidos critérios de pesquisa no periódico considerando as ideias e a organização propostas pela autora Bardin (2011). Organizou-se a pesquisa de forma qualitativa, com a revisão dos artigos publicados, em um período de treze anos (2009 a 2021), no periódico. Após essa pesquisa e organização, foi estabelecido uma sistematização dos dados encontrados e, de forma indutiva, surgiram algumas categorias de análise, sendo elas: Categoria 1 – A brincadeira como caminho para uma aprendizagem cognitiva; Categoria 2 – A brincadeira como ferramenta de socialização; Categoria 3 – A brincadeira como instrumento de desenvolvimento individual da criança. Durante esta pesquisa, foi possível compreender as abordagens acerca da temática brincadeira no periódico citado, assim como, notou-se que a maioria das produções científicas publicadas e analisadas, no Caderno de Formação RBCE, abordaram a brincadeira sob um olhar Sociológico | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brincadeiras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brincadeiras - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | Abordagens da brincadeira nos cadernos de formação do colégio brasileiro de ciências do esporte (2009-2021) | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: