O uso de mídidas digitais no processo de ensino aprendizagem : desenvolvimento e aplicação de célula 3D interativa para estudantes de ensino médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958--
Autor(es): dc.contributorSchadeck, Ruth Janice Guse, 1957--
Autor(es): dc.contributorMendonça, Márcia Helena, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorRuppel, Deborah Talita-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:23:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:23:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/78762-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78762-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza-
Descrição: dc.descriptionCoorientadoras: Ruth J. Guse Schadeck e Márcia Helena Mendonça-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionBiológicas-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho de conclusão de curso apresenta o desenvolvimento e aplicação de uma mídia tecnológica interativa intitulada Célula Interativa 3D, para o ensino de biologia celular aos estudantes do Ensino Médio. Para tanto, além da produção do material em si, o trabalho apresenta o embasamento teórico referente à utilização de mídias tecnológicas no ensino e à forma como podem propiciar ao aluno uma aprendizagem significativa e gratificante. O desenvolvimento do projeto tomou como base o método ADDIE (análise, desenvolvimento, design, implementação e avaliação), que contempla cada etapa da criação do material, desde a concepção e idéia inicial, até a aplicação e análise dos dados coletados com o público alvo. O material foi aplicado em um colégio da rede estadual da região de Curitiba, em cinco turmas do Ensino Médio Regular, sendo quatro do 1º ano e uma do 3º ano e em uma turma do 3º ano do Ensino Médio Técnico Profissionalizante em Administração. Durante a atividade os estudantes puderam testar livremente o material produzido. A avaliação do material foi efetuada através da aplicação de dois questionários. O principal objetivo dos questionários foi categorizar o entendimento dos estudantes sobre o conceito de célula e a percepção de seu raciocício abstrato, necessário à concretização deste conceito. Neste viés, o emprego do aplicativo Célula Interativa 3D trouxe resultados promissores na superação das dificuldades usualmente encontradas pelos aprendizes na identificação e elaboração da imagem mental de uma célula animal em três dimensões.-
Formato: dc.format78 f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectCelulas-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia (Ensino médio)-
Título: dc.titleO uso de mídidas digitais no processo de ensino aprendizagem : desenvolvimento e aplicação de célula 3D interativa para estudantes de ensino médio-
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