Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Castro, Gilberto de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Walker, Susanne Dorothea | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:12:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:12:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/7873 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/7873 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Gilberto de Castro | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa tem como objeto os livros de português aprovados no 1º Programa Nacional do Livro Didático de Ensino Médio (PNLEM) e que se pautam pela exploração da leitura e produção de diferentes gêneros textuais. A análise dos livros se concentrou na investigação das diversas abordagens do gênero "notícia", dada a crescente relevância dos textos de informação veiculados pelos meios de informação. Para tanto, era essencial entender o contexto de produção tanto do livro didático quanto da notícia, na sociedade contemporânea. A partir disso, chegou-se a uma definição abrangente e acurada do que os profissionais da comunicação (teóricos ou não) entendem pelo gênero. Em seguida, a notícia como atividade social foi confrontada à notícia como objeto de ensino. As reflexões do Círculo de Bakhtin sobre a linguagem e os gêneros textuais e da Escola de Genebra sobre o processo de transposição didática serviram de importante fundamentação. De modo geral, o trabalho proposto pelos livros didáticos não leva em conta o resgate das condições de produção e circulação da notícia, nem tampouco reflete sobre as estratégias empregadas para tornar o texto (aparentemente) objetivo e imparcial. Tanto o resgate quanto o reconhecimento das estratégias é essencial para a formação de um leitor profeciente no gênero em questão. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present work is based on the research of five textbooks selected by the Ministry of Education and Culture to be adopted nationwidely in Portuguese classes, at high school level. Our main intention is to compare the different text genre approaches of reading and writing teaching skills. The genre "news report" was chosen due to its increasing importance to modern society. Firstly, the main circumstances involved in the production of a news report and in the process of textbook production had to be fully understood. Secondly, a confrontation between a concrete news report (published by a newspaper) and the one presented by the textbook was perfomerd. The whole investigation followed Bakhtin's Circle approach of language and text genre. In general, the results pointed out that teaching materials and procedures showed in textbooks don't take into account the context of production and the spread of news report. Furthermore, some important strategies that could give more credibility to the text were not observed. Both are of great importance to assure reading proficiency of the main journalistic genre, the news report. | - |
Formato: dc.format | 182 f. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua portuguesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | O gênero notícia no livro didático de português | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: