A construção da autoridade docente e o ensino de educação física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Luciane Paiva Alves de, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorPereira, Daniel Piter, 1981--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:09:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:09:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/78691-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78691-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Luciane Paiva de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta pesquisa bibliografica pretende examinar os elementos que fundamentam a autoridade docente na Educaçao Fisica. Inicialmente, examina como a construçao da autoridade docente esta vinculada a varios fatores, entre eles a pr6pria ideia do que representa conhecimento. Neste sentido, parte do conceito de continuidade e ruptura trazido por Snyders (2001), identificando que para a emancipaçao do aluno, é necessario entrelaçar tres dimensoes: O saber formai, o saber discente e o saber docente. Em seguida, discute as formas de poder e suas conseqOencias na relaçao professor-aluno, reconhecendo que o docente desempenha um ato de governo, o qual deve ser balizado por conhecimentos que rompam com o senso comum. Nessa perspectiva propoem que o professor nao precisa assumir um carater dominador, pois, para exercer a pratica docente, deve ter controle de si mesmo, ou seja, exercer um autogoverno (Almeida, 2006). Na sequencia, debate os varios entraves que cercam a legitimidade da Educaçao Fisica no espaço escolar (Oliveira, 2004), bem como suas implicaçoes para autoridade docente. Conclui que a autoridade docente é um fator determinante na formaçao cultural e no processo de ensino da Educaçao Fisica.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Professores e alunos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Título: dc.titleA construção da autoridade docente e o ensino de educação física-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.