Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Luciane Paiva Alves de, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Daniel Piter, 1981- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:09:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:09:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/78691 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78691 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Luciane Paiva de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física. | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa bibliografica pretende examinar os elementos que fundamentam a autoridade docente na Educaçao Fisica. Inicialmente, examina como a construçao da autoridade docente esta vinculada a varios fatores, entre eles a pr6pria ideia do que representa conhecimento. Neste sentido, parte do conceito de continuidade e ruptura trazido por Snyders (2001), identificando que para a emancipaçao do aluno, é necessario entrelaçar tres dimensoes: O saber formai, o saber discente e o saber docente. Em seguida, discute as formas de poder e suas conseqOencias na relaçao professor-aluno, reconhecendo que o docente desempenha um ato de governo, o qual deve ser balizado por conhecimentos que rompam com o senso comum. Nessa perspectiva propoem que o professor nao precisa assumir um carater dominador, pois, para exercer a pratica docente, deve ter controle de si mesmo, ou seja, exercer um autogoverno (Almeida, 2006). Na sequencia, debate os varios entraves que cercam a legitimidade da Educaçao Fisica no espaço escolar (Oliveira, 2004), bem como suas implicaçoes para autoridade docente. Conclui que a autoridade docente é um fator determinante na formaçao cultural e no processo de ensino da Educaçao Fisica. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Professores e alunos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Título: dc.title | A construção da autoridade docente e o ensino de educação física | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: