O Projeto Educamovimento : saberes e práticas na educação inflatil - LICENCIAR/UFPR na formação de professores de educação física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGaranhani, Marynelma Camargo, 1967--
Autor(es): dc.contributorNadolny, Lorena de Fatima-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorAssunção, Caroline Sara de, 1985--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:27:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:27:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/78675-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78675-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Marynelma Camargo Garanhani-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Lorena de Fatima Nadolny-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.-
Descrição: dc.descriptionResumo : A presente pesquisa investigou qual a contribuiçao do Projeto de formaçao "Educamovimento: Saberes e praticas na Educaçao Infantil - Licenciar/UFPR" na formaçao de professores de Educaçao Ffsica para atuaçao na Educaçao Infantil. Os pressupostos te6ricos adotados foram: Marcelo Garcia (2008) e Nadolny (2010) sobre o processo de formaçao de professores; Figueiredo (2004, 2008, 2009) e Caparroz (2007) para a formaçao de professores de Educaçao Física e Garanhani (2004, 2008, 2010a, 2010b) e Nadolny (2010) sobre a formaçao de professores de Educaçao Ffsica para a atuaçao na Educaçao Infantil. A coleta de dados envolveu a analise documentai, os momentos de participaçao no Projeto como bolsista e entrevistas com academicos e professores participantes do Projeto no ano de 2010. Estes procedimentos se apoiaram nas orientações de Ludke e André (1986). Após a leitura e organizaçao dos dados coletados o estudo foi sistematizado em tres t6picos de analise: 1) A escolha do projeto: possibilidade deconhecer e compreender a criança. 2) Educaçao Ffsica na Educaçao Infantil: por uma pratica reflexiva. 3) Qual a contribuiçao do projeto para sua formaçao? O que dizem academicos e professores. Foi possfvel identificar através dos dados da pesquisa que participar do Projeto proporciona aos seus integrantes uma pratica docente reflexiva através de ações que integram a teoria e a pratica da docencia na Educaçao Infantil e proporciona a professores em formaçao conhecer e compreender as especificidades educacionais da criança. Assim as ações de formaçao de professores utilizadas pelo Projeto podem contribuir para a formaçao de Professores de Educaçao Ffsica com subsídios necessarios para desenvolver praticas docentes bem - sucedidas na Educaçao Infantil.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física - Profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física - Crianças-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Título: dc.titleO Projeto Educamovimento : saberes e práticas na educação inflatil - LICENCIAR/UFPR na formação de professores de educação física-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.