
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Garanhani, Marynelma Camargo, 1967- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendes, Bianca Santos, 1987- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:21:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:21:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/78669 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78669 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Marynelma Camargo Garanhani | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo da pesquisa foi identificar o que as crianças falam sobre as praticas da meditaçao. A pesquisa foi realizada com crianças de 6 a 12 anos em um projeto realizado na cidade de Campo Largo, Paran~. Para isto, utilizaram-se como apoio te6rico os estudos de Nuno Cobra (2004), pesquisas, reportagens e entrevistas publicadas em jornais brasileiros e de outros palses sobre o tema. A fala das crianças e a analise dos dados foram organizadas em dois temas: nao forçar urna situaçao e a liberdade de escolha. A conclusao do estudo foi que é posslvel inserir a meditaçao no cotidiano escolar. Nao para controlar os alunos e mante-Ios em silencio, mas para torna-Ios pessoas conscientes de quem sao, de onde estao e do que sao capazes. Considerando que a relaçao entre meditaçao e atividade ffsica é quase indivislvel, a Educaçao Fisica poderia ser um instrumento fundamental para trabalhar a meditaçao nas escolas, abordando a complexidade e a totalidade que existe em "ser humano". O que as crianças dizem nos leva a pensar que esta mais do que na hora de mudarmos as perspectivas de um mundo acelerado e opressor, o qual esquece do mundo interior que existe em cada pessoa, cheio de possibilidades a serem exploradas. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Meditação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação física - Crianças | - |
| Título: dc.title | Meditação na infância : o que dizem as crianças | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: