Avaliação do mercado de implantologia odontológica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Françoise Iatski de, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorBecker, Adailton-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:16:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:16:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/78600-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78600-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Françoise Iatski de Lima-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A implantodontia vem se destacando dentre as especialidades da odontologia e nesse setor, disputado por poucas empresas nacionais e estrangeiras. Ressalta-se que as características do produto e dos serviços associados com a venda, não são as mesmas para todas as empresas, pois apresentam um pequeno grau de diferenciação. O objetivo desse trabalho é analisar o mercado de implantologia odontológica no Brasil e se suas principais características podem levar a um mercado inovador e verificar também se há concentração e quais seus impactos econômicos e sociais, pois há um enorme contingente de pessoas que necessitam de implantes dentários, mas nem todos têm acesso ao tratamento, por dois motivos: um é o poder aquisitivo, outro é que os dentistas estão predominantemente concentrados nas regiões sul e sudeste, além de que apenas um em cada quatro dentistas trabalham com implantes dentários, a correção desse desequilíbrio é realizada pelas próprias forças do mercado o que faz com que o tratamento ainda seja caro. Segundo pesquisa apresentada, há um certo grau de concentração entre as empresas atuantes nesse setor, o que possibilita a uma empresa ter um poder de mercado já que a existência de barreiras de entrada e saída tornam mais difícil novas empresas participarem desse mercado. O processo de inovação tanto no processo produtivo quanto na utilização do produto é perceptível pelas empresas com maior participação de mercado e devido à concentração regional de dentistas habilitados, o Brasil possivelmente terá mais exportação de implantes dentários, do que importações.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectImplantes dentários-
Palavras-chave: dc.subjectClínicas dentárias - Aspectos econômicos-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise econômico-financeira-
Título: dc.titleAvaliação do mercado de implantologia odontológica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.