Criminalidade e evasão escolar no Estado de São Paulo : uma análise em dados de painel

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Autor(es): dc.contributorEsteves, Luiz Alberto, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorZibe, Daniele do Rocio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:03:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:03:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/78559-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78559-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Luiz Alberto Esteves-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este artigo analisa a relação entre diferentes dimensões da criminalidade (crimes totais e o tráfico de drogas) e a evasão escolar entre os diferenteS níveis de escolarização (nível fundamental e nível médio) com base no estado de São Paulo. Foram selecionadas 17 regiões do estado e analisadas em dados de painel, no período de 1999 à 2005. Na análise empírica realizada a relação entre o crime e o abandono da escola é bem elevada nos primeiros anos de formação, entre 1 º e 4° anos, sendo que a partir deste último ano tal relação vai perdendo significância para períodos maiores de escolaridade. A mesma análise foi conduzida para a relação tráfico de drogas e evasão escolar nos diferentes níveis de escolaridade e os resultados obtidos foram similares. Tais resultados mostraram a relevância e a urgência da implantação de políticas públicas para o combate à evasão escolar, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental, como forma de diminuir a criminalidade. A análise empírica foi conduzida com estimativas de dados em painel e os estimadores de efeitos aleatórios mostraram-se eficientes, ou seja, com menores variâncias entre si.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCrime - São Paulo (Estado)-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar - São Paulo (Estado)-
Palavras-chave: dc.subjectAnalise de painel-
Título: dc.titleCriminalidade e evasão escolar no Estado de São Paulo : uma análise em dados de painel-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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