
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Scheer, Sérgio, 1957- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | - |
| Autor(es): dc.creator | Parchen, Carlos Frederico Alice | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:34:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:34:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/78529 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78529 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Sergio Scheer | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Pós-Graduação em Construção Civil | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 53-57 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem como objetivo o reconhecimento das capacidades humanas de labor nos trabalhadores da construção civil, em Curitiba. Devido à baixa escolaridade formal e técnica destes trabalhadores, o incremento de conhecimento na profissão se dá por meio de auto aprendizado. Esta característica insere nos processos construtivos vícios que levam a pouca produtividade e tornam o produto final de baixa qualidade. Porém existem pessoas que neste ambiente se apresentam muito diferenciadas. São emocionalmente competentes, conhecem e lidam bem com os seus próprios sentimentos e conhecem os sentimentos dos outros, carregando em si mesmas as vantagens de uma vida com resultados de maior eficiência, pois dominam hábitos mentais e fomentam a sua produtividade. Apoiado no estudo das inteligências múltiplas e inteligências emocionais e usando como ferramenta de pesquisa de campo os mapeamentos cognitivos dessas inteligências, é possível o reconhecimento destes indivíduos neste universo. Como resultados, fica evidenciado, na construção dos mapas cognitivos que aqueles que conseguem operar estes sentimentos não travam batalhas internas, valorizam suas capacidades de se concentrar no trabalho e de pensar com clareza, tornando o seu ambiente laborial favorável à qualidade e à produtividade desejáveis à construção civil. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The objective of this dissertation is to recognize the human work capacity in construction sites in the city of Curitiba. Due to educational level both at formal and technical-vocational schools, the knowledge improvement is obtained mainly throught self-learning activities. Most of the construction industry mistake are responsible the poor quality final product and low productivity in this sector. There are also in this enviroment many people with emotional abilities to manage their own feelings, as well as other people’s feelings, living better life, more efficient and productive. Acording studies related to multiple intelligences theory and emotional intelligences studies and using cognitive maps of these intelligences as research tools, it is possible to understand the capacities of these people in this area. The cognitive maps show that those who can manage their own feelings do not figh tinternal battles, taking advantage of their capacity of concentration to work and have a clearly vision of their work environment. They way create and increase a quality and productive work environment, in way highly desired in civil construction. | - |
| Formato: dc.format | ix,57f. : il. (algumas coloridas), grafs., tabs., mapas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligências múltiplas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Construção civil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalhadores da construção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Civil | - |
| Título: dc.title | Reconhecendo as inteligências múltiplas nos trabalhadores da construção civil de Curitiba | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: