
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pivovar, Altair, 1960- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Witasiak, Karina de Lima | - |
| Autor(es): dc.creator | Silveira, Berenice | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:56:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:56:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/78514 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78514 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Altair Pivovar | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 20-21 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Tanto ouvimos e pronunciamos a palavra "leitura", que ela se tornou tão familiar quanto um irmão ou irmã com quem convivemos durante muitos anos. Recebemos sua significação tão espontaneamente que não nos preocupamos em precisar o seu sentido. Em suma, todos "sabemos" o que significar ler. No entanto, porque deixamos de pensar no sentido de um termo, podemos acabar desenvolvendo uma noção equivocada acerca dele. É o que estamos postulando como pressuposto desta pesquisa: o termo leitura tornou-se tão difundido que acabou se tornando difuso. Todos trabalham com uma noção intuitiva e vaga de leitura, e são poucos os que conseguem formalizar essa ideia por meio da linguagem verbal. Este estudo se propõe a fazer uma reflexão sobre o conceito de leitura trabalhado na escola, e de que modo isso estaria interferindo no processo de ensino-aprendizagem. Para atingir tal fim, aplicamos um questionário com professores de escolas da rede pública, inquirindo-os sobre o conceito de leitura com que desenvolvem suas atividades docentes. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Livros e leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | Representações da leitura no discurso e na prática docente | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: