Representações da leitura no discurso e na prática docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPivovar, Altair, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorWitasiak, Karina de Lima-
Autor(es): dc.creatorSilveira, Berenice-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:56:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:56:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/78514-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78514-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Altair Pivovar-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 20-21-
Descrição: dc.descriptionResumo : Tanto ouvimos e pronunciamos a palavra "leitura", que ela se tornou tão familiar quanto um irmão ou irmã com quem convivemos durante muitos anos. Recebemos sua significação tão espontaneamente que não nos preocupamos em precisar o seu sentido. Em suma, todos "sabemos" o que significar ler. No entanto, porque deixamos de pensar no sentido de um termo, podemos acabar desenvolvendo uma noção equivocada acerca dele. É o que estamos postulando como pressuposto desta pesquisa: o termo leitura tornou-se tão difundido que acabou se tornando difuso. Todos trabalham com uma noção intuitiva e vaga de leitura, e são poucos os que conseguem formalizar essa ideia por meio da linguagem verbal. Este estudo se propõe a fazer uma reflexão sobre o conceito de leitura trabalhado na escola, e de que modo isso estaria interferindo no processo de ensino-aprendizagem. Para atingir tal fim, aplicamos um questionário com professores de escolas da rede pública, inquirindo-os sobre o conceito de leitura com que desenvolvem suas atividades docentes.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - Livros e leitura-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura - Estudo e ensino-
Título: dc.titleRepresentações da leitura no discurso e na prática docente-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.