
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Campos, Marília Andrade Torales, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Carvalho, Andréa Macedônio de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:24:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:24:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/78511 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78511 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Professora Drª Marília A. Torales Campos | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 45-48 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O tema desta pesquisa surgiu da articulação entre a vivência de três bolsistas e uma professora em um Projeto de Extensão Universitária intitulado "A Práxis da Educação Ambiental em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Curitiba, PR" e das indagações sobre a pouca e recente produção científica no que se refere à temática da Educação Ambiental na Educação Infantil. Dentro desta proposta, quatro eixos temáticos foram definidos: reação dos alunos; metodologia utilizada; importância do tema; e avaliação da experiência. Com metodologia qualitativa, as participantes foram entrevistadas e suas falas analisadas com base na hermenêutica. Nos resultados, foi possível perceber, segundo o relato das entrevistadas, que o projeto teve impactos positivos, sendo bem recebido pelos alunos e professoras do CMEI. A metodologia empregada no desenvolvimento das atividades do projeto foi considerada adequada à faixa etária das crianças e extremamente relevante nos dias atuais, pois a Educação Ambiental trata de importantes questões contemporâneas. Além disso, os dados demonstram que o projeto teve grande influência na vida profissional e pessoal das envolvidas. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The theme of this research came from the relationship between the experience of three scholars and a teacher in a University Extension Project entitled "The Praxis of Environmental Education in a Municipal Center of Early Childhood Education (CMEI) in Curitiba, PR" and the inquiries into the little and recent scientific literature regarding the subject of Environmental Education in Early Childhood Education. Within this proposal, four focal point issues were defined: students' reaction; methodology; importance of the theme; and evaluation of the experience. With qualitative methodology, participants were interviewed and their statements were analyzed based on hermeneutical. In the results, it was possible to realize, according to the reports of the interviewees, that the project had positive impacts, being well received by students and teachers from the CMEI. The methodology applied in the development of project activities was considered appropriate to the age of children and highly relevant today, as the Environmental Education comes to important contemporary issues. Furthermore, the data demonstrate that the project had great influence on professional and personal lives of those involved. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental - Curitiba (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
| Título: dc.title | A educação ambiental na educação infantil : análise de uma experiência formativa no âmbito da extensão universitária | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: