Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sá, Ricardo Antunes de, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Josviak, Genecir dos Santos Barreto | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Amanda Evelyn Brandão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:55:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:55:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/78509 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78509 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 43-45 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta investigação que procura caracterizar e analisar o papel do pedagogo na Educação Infantil no contexto da rede pública e da rede privada. O estudo enquadra-se numa pesquisa de cunho qualitativo (ANDRE, 1986; MONTEIRO, 1991). No capítulo um procurou investigar o histórico do curso de Pedagogia, percorrendo as reformas do curso, as Diretrizes Curriculares até a configuração do curso de Pedagogia na UFPR (BREZEZINSKI, 1996; SÁ, 1997; SAVIANI, 1985, 2007, 2008; SILVA, 2003; UFPR, 1996, 2007). No capítulo segundo realizou-se uma caracterização do papel do pedagogo utilizando-se das seguintes fontes: (PMC, 2012; SAVIANI, 1985; PIMENTA, 1989, 1995; SÁ, 1997; SOUZA, 2008). Respaldado pela revisão de literatura anterior, a investigação de campo desenvolveu-se a partir de entrevistas estruturadas realizadas com quatro pedagogas que vem atuando na Educação Infantil Pública e Privada. As análises realizadas apontaram que umas das principais atribuições desses pedagogos é o assessoramento ao professor no acompanhamento do aprendizado dos alunos e na formação continuada dos professores. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discriminação na educação - Estudos interculturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Título: dc.title | O papel do pedagogo na educação infantil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: