Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Musicante, Martin Alejandro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Carvilhe, Cláudio Ricardo Vieira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:04:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:04:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2002 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/78491 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78491 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Martin Musicante | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Pós-Graduação em Informática | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 88-90 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Neste trabalho apresentamos a Semântica de Ações Orientada a Objetos, uma nova forma de tratar alguns dos problemas relacionados ao reuso e extensão de especificações de linguagens de programação em Semântica de Ações. A partir da análise de métodos para a divisão da especificação formal em partes, propomos uma forma de organizar as especificações, baseada em uma hierarquia de classes de objetos. Os objetos, que determinam a semântica das frases da linguagem, podem ser reutilizados e adequados a novas especificações de linguagens. Uma nova notação é definida e sua semântica é apresentada. Finalmente, um estudo de caso é elaborado, considerando a especificação formal de uma linguagem imperativa simples. Este estudo nos permite avaliar a abordagem proposta. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In this paper we present Object-Oriented Action Semantics, as a means for handling some problems related to reuse and extension of Action Semantics specifications. Based on the analysis of formal specification parts division methods, we propose a way to organize specifications based on a class hierarchy. Objects that define languages sentences semantics can be reused and applied in new language specifications. A new notation is defined and its semantics is presented. Finally, a case study is shown by considering a small imperative language formal specification. This case study allows us to assess our proposal. | - |
Formato: dc.format | 104 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem de programação (Computadores) - Semântica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação orientada a objetos (Computação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Computação | - |
Título: dc.title | Semântica de ações orientada a objetos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: