Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fraga, Rogério de, 1971- | - |
Autor(es): dc.contributor | Tomasich, Flávio Daniel Saavedra, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Clínica Cirúrgica | - |
Autor(es): dc.creator | Mauro, Fernando Henrique de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:43:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:43:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/78411 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78411 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Rogério de Fraga | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Flávio Daniel Saavedra Tomasisch | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Clínica Cirúrgica. Defesa : Curitiba, 19/04/2022 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Proposta: Avaliar se a simulação em realidade virtual robótica promove habilidade para laparoscopia em acadêmicos de medicina, associando a ferramenta VARK e o mind styles (GSD) para determinar se há correlação dos estilos de aprendizagem com a capacidade de desenvolver essas habilidades. Métodos: Realizada randomização de 3 grupos de acadêmicos de medicina, onde um dos grupos fez simulação de um exercício de nó cirúrgico na caixa de laparoscopia (CL) e outro, o mesmo exercício no console do robô. O terceiro grupo não simulou. Todos os participantes fizeram um teste prático na CL e suas performances foram avaliadas. Ademais, foram aplicados um pré-teste e um pós-teste, além do formulário VARK e GSD, para avaliar se havia diferença de performance entre os diferentes estilos de aprendizagem. Resultados: As notas das provas práticas foram relativamente homogêneas entre grupos e entre as categorias de Mind Styles e do VARK onde não foi encontrada diferença significativa entre os grupos, não sendo possível demonstrar que os estilos de aprendizagem interferiram nos resultados deste estudo. Houve apenas diferença significativa entre as notas do pré-teste de pelo menos um par de grupos e entre os grupos laparoscopia e robótica com p-valor 0,038. Conclusão: Não houve significância estatística entre os estilos de aprendizagem e o desempenho nas tarefas propostas. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Purpose: To assess whether robotic virtual reality simulation conditions ability for laparoscopy in medical students, associating the VARK tool and mind styles (GSD) to determine whether there is a correlation between learning styles and the ability to develop these skills. Methods: Randomization of 3 groups of medical students was performed, where one of the groups performed a simulation of a surgical knot exercise in the laparoscopy box (CL) and another, the same exercise on the robot console. The third group did not simulate. All participants took a practical test in the CL and their performances were evaluated. In addition, a pre-test and a post-test were applied, in addition to the VARK and GSD forms, to assess whether there was a difference in performance between the different learning styles. Results: The practical test scores were relatively homogeneous between groups and between the GSD and VARK categories, with no significant difference being found between the groups, and it was not possible to demonstrate that learning styles interfered with the results of this study. There was only a significant difference between the pre-test scores of at least one pair of groups and between the laparoscopy and robotic groups with p-value 0.038. Conclusion: There was no statistical significance between learning styles and performance on the proposed tasks. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação medica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulação por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cirurgia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Robótica na medicina | - |
Título: dc.title | Relação entre os estilos de aprendizagem e simulação em cirurgia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: