Modelo de apoio ao design de ambientes colaborativos para elaboração de conteúdos didáticos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSánchez García, Laura, 1957--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Leonelo Dell Anhol-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:22:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:22:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/7834-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/7834-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Laura Sánchez García-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 2006-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia e anexos-
Descrição: dc.descriptionResumo: A necessidade de disponibilizar o conhecimento para uma quantidade cada vez maior e geograficamente mais distribuída de pessoas levou ao desenvolvimento de ferramentas computacionais que permitissem o aprendizado pela Internet, os LMSs (Learning Management Systems). No entanto, a simples disponibilidade de conteúdos não traz consigo as condições adequadas para o aprendizado. Conforme os princípios do Design Instrucional, o processo de criação de conteúdo didático por meio de um LCMS (Learning Content Management System) deve ser realizado com vistas ao processo dinâmico de aprendizado, dado que o processo de criação envolve especialistas do assunto, designers, programadores, coordenadores didáticos, entre outros, dependendo da complexidade do curso criado. Para permitir a criação de tais conteúdos, é necessária a existência de processos de coordenação, cooperação e, algumas vezes, colaboração entre os participantes. Com este intuito, este trabalho vem apresentar um modelo de arquitetura que guie os designers na modelagem dos processos existentes na elaboração de conteúdos didáticos, utilizando uma ferramenta epistêmica baseada na Engenharia Semiótica, o Manas.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The need of availability of knowledge in an increasing quantity as well as more geographically distributed people stimulated the development of computational tools that support learning by means of the Internet with LCMSs (Learning Management Systems). However, the sinple availability of contents doesn’t bring by itself the adequate conditions for the learning. As the principles of Instructional Design, didactic content creation process made by a LCMS (Learning Content Management System) should be oriented by the dynamic process of learning, knowing that the creation process involves domain experts, designers, programmers, didactic coordinators, and others, depending on the complexity of the course created. The creation of such contents demands coordination processes, cooperation and, sometimes, collaboration among the participants. With this intention, this work presents an architecture model which guides the designer through the existing processes modeling the elaboration of didactic contents, using an epistemic tool based on the Semiotic Engineering, the Manas.-
Formato: dc.formatviii, 112f. : il., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino auxiliado por computador-
Palavras-chave: dc.subjectInterfaces (Computador)-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da computação-
Título: dc.titleModelo de apoio ao design de ambientes colaborativos para elaboração de conteúdos didáticos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.