Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Clovis Luiz Machado da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
Autor(es): dc.creator | Zamberlan, Suzana Maria Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:52:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:52:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/78335 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78335 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Clóvis L. Machado-da-Silva, Ph.D | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Pós-Graduação em Administração | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 172-179 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Estratégia e Organizações | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar de que modo os esquemas interpretativos dos dirigentes atuaram como mediadores do posicionamento estratégico de duas organizações pública de Ensino Médio, em Cianorte, quais sejam Colégio Estadual Cianorte - Ensino Fundamental, Médio e Profissional e Colégio Estadual Igléa Grollmann - Ensino Fundamental e Médio, em face da mudança ambiental caracterizada pela Lei de Diretrizes e Bases. A pesquisa contribui com esse enfoque integrado da administração e educação, destacando aspectos culturais, cognitivos e organizacionais. O método que a caracteriza é o estudo comparativo de casos, com utilização de múltiplas fontes de evidência. Os dados primários foram obtidos mediante observação não participante e entrevistas semi-estruturadas, realizadas com dirigentes do nível estratégico das organizações objeto do estudo. Os dados secundários foram obtidos por meio de consultas de documentos nos colégios e em reportagens e páginas da internet sobre o setor educacional, utilizando as técnicas de análise documental e de análise de conteúdo. A abordagem dos dados emprega procedimentos descritivo-qualitativos. A mudança ambiental abrange a nova legislação educacional (Lei 9394/96) e seus desdobramentos, aliadas às novas políticas públicas do setor educacional, como, por exemplo, a descentralização de recursos financeiros, progressivos graus de autonomia pedagógico e administrativo e a progressiva integração curricular e institucional entre as várias modalidades da etapa de escolaridade média. Percebe-se ainda diferenças no posicionamento estratégico adotado pelas instituições, decorrentes da forma como avaliam o ambiente a partir das crenças e valores do grupo dirigente. O CE Cianorte tem registro detalhado, através de planos das funções, a comunicação linear e vertical, prevalecendo-se da estrutura hierárquica, salienta a preocupação maior com a realização das tarefas e busca atender formalmente às exigências legais. O CE Igléa Grollmann, salienta a preocupação maior com as pessoas e com o clima organizacional existente, entende a organização social como resultado da interação e do entendimento construído entre as pessoas. Os resultados indicam as semelhanças e diferenças existentes entre dirigentes e docentes, na percepção das pressões ambientais e no impacto do posicionamento estratégico de cada organização. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research had as aim checking how the leaders’ interpretative schemes acted as mediators of the strategic positioning of two public organizations of high school education in Cianorte, those are Cianorte State School - Basic, High School and Professional education; and Iglea Grollmann State School - Basic and High School education, in face of the environmental change characterized by the Law of Guidelines and Bases. This research has provided the integrated focus on administration and education, highlighting cultural, cognitive and organizational aspects. The method which characterizes it is the comparative study of cases, with the use of multiple sources of evidences. The primary data acquired were through a non participant observation and semi-structured interviews performed with the leaders of the strategic level of the organizations object of this study. The secondary data acquired were by a document research in the schools, academic magazines, regular magazines about education and internet sites in the educational area, using the techniques of documental and content analysis. The data approach uses qualitative descriptive procedures. The environmental change embraces the new educational legislation (Law 9394/96) and its branches, allied to the new public educational policy, such as the financial resource decentralization, progressive pedagogic and administrative levels of autonomy and the progressive curricular and institutional integration between the several kinds of the high school stages. Strategic positioning differences adopted by the institutions are noticed, resulting from the way they evaluate the environment from the beliefs and values of the leading group. The Cianorte State School has accurate registers, through function plans, the lineal and vertical communication, being prevailed of the hierarchical structure, points out the greatest concern with complying a task and tries to formally attend the legal demands. The Iglea Grollmann State School points out the greatest concern with people and the organization mood, sees the social organization as a result of the interaction and understanding built among people The results point the similarities and differences between leaders and teachers in the perception of the environmental pressures and in the impact of strategic positioning in each organization. | - |
Formato: dc.format | 195 f. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas de segundo grau - Planejamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento estratégico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de segundo grau - Legislação - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração | - |
Título: dc.title | A influência da legislação educacional de 1996 sobre o posicionamento estratégico de organizações de ensino médio de Cianorte - PR : estudo comparativo de casos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: