O processo de inovação tecnológica como estratégia de concorrência das produtoras americanas no mercado cinematográfico : uma análise do período 2001-2008

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Autor(es): dc.contributorPereira, Wellington, 1981--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Rodrigo Ianckievicz Pacheco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:07:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:07:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/78332-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78332-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Wellington da Silva Pereira-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Dentro do ramo de entretenimento, uma das principais indústrias é a cinematográfica, mais especificamente a norte-americana. Tal indústria é capaz de gerar uma receita anual doméstica de US$ 9,6 bilhões (em 2007) e de um único produto ser responsável por um lucro de mais de US$ 1,6 bilhão (o filme "Titanic", lançado no ano de 1997). Números dessa magnitude se tornaram os resultados esperados e, até mesmo, normais em se tratando das mega-produções milionárias das produtoras Hollywoodíanas, as "firmas" do cinema americano. Nesta briga pelo domínio do mercado, as produtoras buscam diversas maneiras de se sobreporem umas às outras, sendo que a mais utilizada nos últimos anos foi a estratégia de diferenciação de produtos, baseada principalmente no uso de inovações tecnológicas no processo de produção. O objetivo deste trabalho foi analisar como as inovações tecnológicas afetam o processo de concorrência no mercado cinematográfico norteamericano, no período de 2001 a 2008. Observou-se que o mercado cinematográfico norteamericano está em constante expansão, aumentando sua receita total em mais de US$ 2 bilhões no período, e é altamente concentrado, com 6 firmas dominando 80% do mercado. Após isso, fez-se uma análise de sua estrutura e caracterizou-se o mercado cinematográfico norte-americano como um Oligopólio Diferenciado, tendo como característica a presença de barreiras à entrada assentadas na diferenciação de produtos. Foi verificada a ocorrência de inovações tecnológicas nesta indústria, classificando-as em inovações radicais, quando afetam o processo de produção, ou em inovações incrementais, quando estas apenas buscam diretamente uma diferenciação de produto. Foi no período de 2001 a 2008 que as produtoras norte-americanas mais se utilizaram de avanços tecnológicos no processo de produção de seus filmes como maneira de obter vantagens competitivas relacionada à diferenciação de produtos e, conseqüentemente, alcançar maiores lucros e receitas. Por fim, verificou-se que os filmes que se utilizam de inovações tecnológicas para atrair um maior público consumidor possuem um diferencial significativo de lucro e receitas geradas em relação aos filmes que não fazem uso de tais inovações. Porém, ressaltou-se que a diferenciação de produtos através de inovações tecnológicas não deveria ser a única forma de concorrência da firma neste mercado. As produtoras devem optar por adotar outras ações, de modo que assim possam agradar as preferências de todo tipo de consumidor e alcançar o máximo de lucratividade na indústria.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectIndustria cinematografica - Estados Unidos - Concorrência-
Palavras-chave: dc.subjectIndustria cinematografica - Inovações tecnológicas-
Título: dc.titleO processo de inovação tecnológica como estratégia de concorrência das produtoras americanas no mercado cinematográfico : uma análise do período 2001-2008-
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