
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Freitas, Paula Garcia de, 1980- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Autor(es): dc.creator | Patrocínio, Fabiana Cristina Ramos, 1982- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:04:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:04:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/78310 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78310 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Paula Garcia de Freitas | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 27/05/2022 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 106-113 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho se propôs a discutir e compreender como ideologias linguísticas atravessaram as narrativas de estudantes de língua japonesa em um curso de extensão universitária na Universidade Federal do Paraná. O curso foi realizado com o propósito de promover discussões e reflexões sobre a linguagem, podendo ser coletados dados para análise através de um modelo qualitativo de base interpretativista. A partir das discussões promovidas pelas temáticas propostas, os estudantes puderam colocar suas percepções sobre linguagem e narrar suas vivências no ensino-aprendizagem de língua japonesa. A partir dessas narrativas, foi possível identificar as ideologias linguísticas predominantes e compreender como essas ideologias constituem a concepção de linguagem desses estudantes, possibilitando a análise sobre como práticas pedagógicas e materiais didáticos padronizadores não correspondem às demandas e as realidades dos estudantes, propondo reflexões sobre um ensino que seja preocupado com as necessidades dos alunos e responsivo aos seus contextos. Guiado sob a perspectiva de uma Linguística Aplicada preocupada com questões sociais e com a promoção da pluralidade e o respeito à diversidade dentro do ensino, este estudo também teve como objetivo compreender como ideologias raciolinguísticas atravessam as narrativas desses estudantes e os impactos em suas experiências e percepções criados por essas ideologias. Por meio dessas narrativas a pesquisa pode trazer reflexões sobre o ensino de japonês que vão na direção de um ensino que seja situado e localizado, mas que esteja atento às interações globais e multimodais nos quais a sociedade atual está inserida. O estudo é situado e localizado e entende que não pode ser generalizado para todos os contextos de estudo de língua japonesa. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The present work aims to discuss and understand how linguistic ideologies crossed the narratives of Japanese language students in a university extension course at the Federal University of Paraná. The event aimed to promote discussions and reflections about language, and data could be collected for analysis through a qualitative model with an interpretative basis. From the interlocutions established by the proposed themes, the students could express their perceptions about language and narrate their experiences in Japanese language teachinglearning. Based on these narratives, it was possible to identify the predominant linguistic ideologies and understand how these ideologies constitute the students' conception of language. Also, allowing the analysis of how standardizing pedagogical practices and didactic materials do not correspond to the students' demands and realities, proposing reflections about teaching that are concerned with the students' needs and responsive to their contexts. Guided under the perspective of Applied Linguistics, concerned with social issues and the promotion of plurality and respect for diversity within education, this study also aimed to understand how raciolinguistic ideologies cross through the narratives of these students and the impacts on their experiences and perceptions created by these ideologies. Through these narratives, the research brings forward reflections on the teaching of Japanese that move in the direction of teaching practices that are situated and localized but are attentive to the global and multimodal interactions in today's society. The study is positioned and localized and understands that it cannot be generalized to all contexts of Japanese language study. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingua japonesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguistica aplicada | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e línguas - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
| Título: dc.title | Entre percepções e reflexões : um diálogo sobre linguagem e experiências no ensino-aprendizagem de japonês | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: