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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Schwendler, Sonia Fátima, 1967- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Camargo, Florentino | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:57:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:57:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/78302 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78302 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Draª. Sônia Fátima Schwendler | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 06/12/2021 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 155-162 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho versa sobre a Educação do Campo e a re-existência camponesa. Tem como objetivo examinar em que medida a conquista do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Catarinense em área de assentamento da reforma agrária fortalece a Educação do e no Campo e a luta de re-existência camponesa, e compreender os conflitos, as contradições e os limites de seu processo de implementação e funcionamento no Campus de Abelardo Luz, em Santa Catarina. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como do tipo qualitativa. Para tanto foram realizados estudos bibliográficos, documentais e de pesquisa de campo, por meio da observação participante, de entrevistas com interlocutores-chave, bem como do uso do caderno de campo. Com os interlocutores da pesquisa (comunidade assentada; gestores, equipe pedagógica, docente e estudantes do IFC de Abelardo Luz) foram realizados diálogos com questões abertas para reflexão e análises do tema e do espaço pesquisado. A pesquisa assume uma posição teórica com base no materialismo histórico-dialético. A partir dos estudos e análises em torno do tema, pode-se inferir que o Instituto Federal, Campus do Assentamento José Maria, no município de Abelardo Luz, se institui no embate da luta de classes, e se afirma como uma conquista da classe trabalhadora, a partir do protagonismo das comunidades indígenas, assentadas e assentados da reforma agrária, pequenos agricultores e agricultoras e comunidade escolar desses assentamentos. Esta conquista contribui não só para o fortalecimento da Educação do Campo neste espaço, mas vai muito além dele. Além disso, fortalece as condições de existência e resistência das comunidades tradicionais e camponesas. | - |
| Descrição: dc.description | Resumen: El presente trabajo trata sobre la Educación Rural y la reexistencia campesina. Tiene como objetivo examinar en qué medida la actuación del Instituto Federal de Ciencia y Tecnología de Santa Catarina en el área de asentamiento de la reforma agraria fortalece la Educación en y en el Campo y la lucha por la revivencia campesina, y comprender los conflictos, contradicciones y límites de su proceso de implementación y operación en el Campus Abelardo Luz, en Santa Catarina. La metodología de la investigación se caracteriza por ser cualitativa. Para ello, se realizaron estudios de investigación bibliográficos, documentales y de campo, a través de la observación participante, entrevistas a interlocutores clave, así como el cuaderno de campo. Con los interlocutores de la investigación (comunidad asentada; directivos, personal pedagógico y docente del IFC de Abelardo Luz; y estudiantes) se sostuvieron diálogos con preguntas abiertas para la reflexión y el análisis del tema y el espacio investigado. La investigación asume una posición teórica basada en el materialismo histórico-dialéctico.De los estudios y análisis en torno al tema, se puede inferir que el Instituto Federal, Campus do Asentamiento José María, en el municipio de Abelardo Luz, se asienta en el choque de la lucha de clases, y se afirma como una conquista del trabajo clase , a partir del protagonismo de las comunidades indígenas, los colonos y colonos de la reforma agraria, los pequeños agricultores y la comunidad escolar de estos asentamientos. Este logro no solo contribuye a fortalecer la Educación Rural en este espacio, sino que va mucho más allá. Además, fortalece las condiciones de existencia y resistencia de las comunidades tradicionales y campesinas. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural - Santa Catarina | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Assentamentos humanos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Camponeses | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | A educação do campo e a re-existência camponesa no assentamento José Maria : a conquista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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