As estratégias de crescimento das empresas do setor agroalimentar de carnes de frango no Brasil no período de 1960-2009

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRizzi, Aldair Tarcisio, 1951--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorZardo, Daniel Luis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:57:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:57:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/78271-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78271-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Aldair Tarcísio Rizzi-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo deste trabalho será entender, através de uma visão ampla obtida atravésda observação de alguns importantes trabalhos acadêmicos, bem como de dados disponíveis sobre o assunto, as estratégias de crescimento adotadas pelas empresas do setor agroindustrial avícola brasileiro. A indústria avícola se introduz no contexto de expansão econômica brasileira no início da década de 1960. Desde então as empresas que delas participam tem se utilizado de estratégias que permitiram ao Brasil carregar o status de maior exportador mundial do produto, assim como um mercado interno com grande potencial e em expansão. Ao se observar o comportamento das firmas buscou-se analisar estratégias como diversificação, integração vertical da produção, fusões e aquisições e a incorporação tecnológica, todas elas utilizadas de várias formas com a intenção de aproveitar a oportunidades produtivas potenciais encontradas pelos empresários em sua busca pelo crescimento. Como método básico, partiu-se da premissa que a observação do comportamento das principais empresas do setor espelha a tendência a ser seguida pelas demais, provendo um bom entendimento das estratégias do setor como um todo. Portanto, as estratégias observadas revelam um mercado extremamente concentrado entre as dez maiores empresas do setor, as quais têm utilizado estratégias de sucesso permitindo a obtenção de altas taxas de produtividade, o que ao longo de cinco décadas reduziu os custos do produto final e expandiu o mercado consumidor.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectIndustria avicola - Brasil - 1960-2009-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresas - Fusão e incorporação-
Palavras-chave: dc.subjectFrango de corte - Exportação - Brasil-
Título: dc.titleAs estratégias de crescimento das empresas do setor agroalimentar de carnes de frango no Brasil no período de 1960-2009-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.