
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tonezer, Camila, 1983- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | - |
| Autor(es): dc.creator | Barbosa, Nayara Talia Barros, 1996- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:52:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:52:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/78241 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78241 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof(a). Dr(a). Camila Tonezer | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O estudo apresenta uma proposta de ensino de circuitos elétricos com o auxílio de materiais adaptados, como a construção de um multiplano onde é possível resolver exercícios numéricos de Física e materiais em alto - relevo para que o aluno possa sentir como é um circuito elétrico, obtendo assim uma aprendizagem significativa. O estudo foi realizado em duas etapas, sendo desenvolvido em março de 2020. Na primeira etapa foi a aplicação de um pré - teste para saber quais são os conhecimentos prévios do deficiente visual. Em seguida foi explanado como seriam as aulas, tendo nesta primeira aula exercícios onde o deficiente visual segurava em suas mãos os desenhos dos circuitos em alto - relevo e do lado o multiplano para que assim ele conseguisse realizar as atividades propostas. A segunda etapa contou com um pós - teste, algumas resoluções de exercícios e também algumas perguntas pessoais. Os resultados obtidos foram muito significativos, pois os materiais foram fundamentais para que ocorresse a aprendizagem. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficiência visual - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ambiente de sala de aula | - |
| Título: dc.title | O ensino de circuitos elétricos para deficientes visuais | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: