Fontes históricas e pressupostos conceituais da concepção de escola de tempo integral no pensamento de Anísio Teixeira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira, Carlos Eduardo, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorSilva, Vera Lucia Pereira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:35:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:35:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2001-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/78202-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78202-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 78-80-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tem por objeto, o estudo da concepção de Anísio Teixeira sobre escola de tempo integral. Em síntese, as preocupações que orientam este estudo, em relação a escola pública, laica de tempo integral, podem ser divididos em dois momentos: O primeiro momento de preocupação se refere aos elementos que desvelem sua formação católica, a ruptura com a Igreja e a aproximação com as idéias de John Dewey, bem como a análise nas suas obras dos subsídios para entendimento da sua atuação no final dos anos 30 até a década de 50, em defesa da escola pública, e sua proposta de reorganização do sistema escolar. Um segundo momento se situa no esforço de compreender qual a construção conceituai que Anísio tem de escola de tempo integral, a efetivação dessa proposta e a repercussão no magistério baiano da implementação dessa escola.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work has as objective, the study of the conception from Anísio Teixeira, about full-time period school. In synthesis, the worries that guide this research, about the public school, simple on full time, can be divided in two moments: The first worry moment referees to the elements which cares his catholic education, the rupture with church and the fact to being closer to the ideas of John Dewey, as well as the analysis on his theories from the contribution to the understanding of his actuation on the later 30s until the 50s, defending the public school, and his purpose of reorganization from the scholarship system. The second moment is based on the understanding sources which are the concept that Anísio has of the full-time period school, the happening of this purpose and his repercussion in the bahian teaching of the implementation of this school.-
Formato: dc.format80 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeixeira, Anisio, 1900-1971-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas de tempo integral-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleFontes históricas e pressupostos conceituais da concepção de escola de tempo integral no pensamento de Anísio Teixeira-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.