
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Maria Cecilia Marins de, 1943- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Antonio, Ricardo Carneiro, 1955- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:07:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:07:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2001 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/78200 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78200 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Cecília Marins de Oliveira | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 127-134 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: História e Historiografia da Educação | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho investiga o contexto histórico e artístico no qual atuou a escola de arte fundada pelo artista plástico norueguês Alfredo Andersen em Curitiba. Analisa a história da escola desde a sua fundação em 1902, até 1962, momento em que passou a ser administrada pelo governo do Estado sob a denominação de Casa de Alfredo Andersen - Museu e Escola de Arte. Discorre sobre os fatores que contribuíram para que a casa onde viveu e trabalhou Alfredo Andersen tenha sido transformada em um símbolo da tradição artística do Paraná após a morte do artista. Utiliza fontes fotográficas e artísticas para reconstituir o espaço escolar, suas práticas e instrumentos. Apóia-se em depoimentos orais para identificar quem foram seus frequentadores e quais métodos e conceitos pedagógicos direcionaram sua experiência de ensino. Analisa as tensões e conflitos originados pelo contexto artístico e histórico da Curitiba das décadas de 1940 e 1950 e seus reflexos no direcionamento da Escola Andersen. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: In this paper the author investigates the historical and artistic context of the art school founded by the Norwegian artist Alfredo Andersen, in Curitiba. The school’s history is analyzed since its creation back in 1902, until 1962, when its management was transferred to the state government, under the name Casa de Alfredo Andersen – Museum and Art School. The author talks about factors that contributed for the conversion of the house in which Alfredo Andersen lived and worked into a symbol of artist tradition in Paraná, after the artist death. Pictures and paintings are used to reconstitute the school, the work and tools. Supported by verbal methods and concepts that were part of the learning experience. Furthermore, it analyzes tensions and conflicts derived from Curitiba’s artistic and historical context in the forties and fifties, and how this reflected on the school’s orientation. | - |
| Formato: dc.format | 134 f. : il., color. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - Paraná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Andersen, Alfredo, 1860-1935 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | A escola de arte de Alfredo Andersen : 1902-1962 | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: