Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sakae, George Hideki, 1987- | - |
Autor(es): dc.contributor | Winnischofer, Herbert, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional | - |
Autor(es): dc.creator | Macanhan, Alexsandra Dombeket | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:54:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:54:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/78101 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78101 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. George Hideki Sakae | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Herbert Winnischofer | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional - PROFQUI. Defesa : Curitiba, 20/07/2022 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Com a nova reformulação do Ensino Médio no Brasil, o ensino de química passará por mudanças que causarão impacto no modo de ensinar do educador. Buscando propostas para nortear esse trabalho, essa pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de elaborar, aplicar e analisar as potencialidades de uma sequência didática que contextualiza conceitos químicos e a temática da qualidade da água nos centros urbanos. Os conteúdos específicos trabalhados nessa sequência foram: substâncias, misturas e processos de separação de misturas. O caminho metodológico deste estudo foi através de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação e a coleta de dados ocorreu pela utilização de questionários, observação e anotações no diário de bordo. Essa pesquisa foi aplicada em uma instituição pública de ensino, situada em Curitiba – Paraná, e conto ucom a participação de trinta e três estudantes de uma turma de primeiro ano do Ensino Médio matutino, durante o primeiro e segundo trimestres de 2021, e de maneira remota. Os dados foram tabulados e analisados à luz da Análise de Conteúdo. Como resultado, essa pesquisa evidenciou que as atividades diferenciadas incentivam os estudantes à participação e que sair do modo tradicional de ensino traz motivação à aprendizagem. O desenvolvimento dessa pesquisa indicou também, uma melhor compreensão dos conceitos científicos e um entendimento mais amplo sobre as questões que envolvem a água, como tratamento, preservação das nascentes e conscientização para o consumo consciente. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: With the new reformulation of High School's in Brazil, the teaching of chemistry will undergo changes that have had an impact on the way in which the educator teaches. Seeking proposals to guide this work, this research was developed with the objective of elaborating, applying and analyzing the potential of a didactic sequence that contextualizes chemical concepts and the theme of water quality in urban centers. The specific contents worked on in this sequence were: substances, mixtures and mixture separation processes. The methodological path of this study was through a qualitative research of the research-action type and the data collection occurred through the use of questionnaires, observation and notes in the logbook. This research was applied in a public educational institution, located in Curitiba - Paraná, and had the participation of thirty-three students from a first-year high school morning class, during the first and second quarters of 2021, and done in a remote way. The data were tabulated and analyzed in the light of Content Analysis. As a result, this research showed that differentiated activities encourage students to participate and that leaving the traditional way of teaching brings motivation to learning. The development of this research also indicated a better understanding of scientific concepts and a broader understanding of issues involving water, such as treatment, preservation of springs and awareness for conscious consumption. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Misturas (Química) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Substâncias químicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Água | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Título: dc.title | A qualidade das águas nos centros urbanos : tema para a abordagem dos conceitos de substâncias e misturas como uma proposta de sequência didática para o novo ensino médio | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: