Uma análise das ações estratégicas no setor de vestuário frente a concorrência internacional : um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorScatolin, Fábio, 1956--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Tadeu Bueno de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:44:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:44:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/78092-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78092-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Fabio Doria Scatolin-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho demonstra que no cenário internacional, globalizado e altamente competitivo, as micro e pequenas empresas buscam um diferencial competitivo para sobreviver, precisam buscar nichos de mercado, criar estratégias e encontrar saídas que as diferenciem das demais empresas. No setor de vestuário, com o fim do acordo multifibras e com a abertura comercial do país nos anos 90, além do surgimento de novos pólos de confecções de vestuário, tanto nacional como internacional, a exemplo da China, verifica-se como conseqüência o aumento da concorrência a nível internacional. Diante deste novo cenário, a implantação de estratégias é a ferramenta para a sobrevivência das empresas. Diferenciar, ter estratégias claras, buscar mercados alternativos, investir em mais valor agregado e acompanhar as mudanças, têm sido o grande desafio dos empresários do setor de vestuário do Brasil. Este trabalho tem como objetivo abordar, através de um estudo de caso, a importância das ações estratégicas adotadas pelas empresas de confecção frente ao novo cenário altamente competitivo.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectVestuario - Indústria - Planejamento-
Palavras-chave: dc.subjectVestuário - Comércio-
Título: dc.titleUma análise das ações estratégicas no setor de vestuário frente a concorrência internacional : um estudo de caso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.