
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Araújo, Rosane Cardoso de, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Yoran Sebastian Peres de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:32:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:32:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/78061 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/78061 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Rosane Cardoso de Araújo | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 09/05/2022 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa traz como foco o estudo do canto lírico, lançando um olhar para os materiais pedagógicos (obras didáticas, livros) utilizados na prática dessa modalidade de aprendizagem musical. A problemática que guia a realização desta pesquisa considera os desafios de aprendizagem do canto, especialmente da técnica vocal, e as dificuldades enfrentadas por cantores em termos de compreensão e representação mental do funcionamento do aparelho fonador. A fundamentação teórica proposta, parte da análise das especificidades do ensino do canto e da revisão sobre uso de estratégias na prática musical. O objetivo geral é levantar dados sobre obras para o ensino do canto lírico indicadas por professores, analisando a obra mais citada a partir da perspectiva de estudo das estratégias de aprendizagem musical. Para realização deste estudo, foi definida uma metodologia híbrida, qualitativa e quantitativa, na qual a primeira parte consistiu em um levantamento, com professores de canto, sobre obras utilizadas no contexto do ensino do canto lírico, nas cidades de Curitiba e Maringá; já a segunda etapa incluiu uma análise de conteúdo da obra mais citada pelos docentes: "A estrutura do canto: sistema e arte na técnica vocal", de Richard Miller. Este estudo é justificado pela carência de pesquisas a respeito de materiais para ensino do canto, no contexto brasileiro. Além disso, essa investigação visa auxiliar na sistematização dos conhecimentos acerca das estratégias de ensino de canto, com base em estudos no campo da educação e cognição musical. Os resultados do estudo permitem contextualizar a prática do ensino do canto lírico de professores paranaenses, destacando tendências pedagógico/didáticas desse processo. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research is based upon the study of lyrical singing, and focuses on the pedagogical materials (didactic works, books) used in the practice of this modality of musical learning. The issue that guides the realization of this research takes into consideration the challenges of singing learning, in special vocal technique, and the difficulties faced by singers in terms of understanding and mentally representing the vocal apparatus and its functional behavior. The theoretical foundation begins with an analysis of the specificities of singing teaching and a review on the use of musical practice strategies. The general objective is to collect data about works related to lyrical singing teaching, those that are indicated by teachers, and analyze the most mentioned work from the perspective of the study of musical learning strategies. To reach the aim of this study, a hybrid, qualitative and quantitative methodology was defined, in which the first part consisted of a survey with singing teachers, about works used in the context of lyrical singing teaching, in the cities of Curitiba and Maringa; the second part included a content analysis of the teachers most mentioned work: "The structure of singing: system and art in vocal technique", by Richard Miller. This study justifies itself by the lack of research on materials for singing teaching in the Brazilian context. Moreover, this investigation aims to assist in the systematization of knowledge about singing teaching strategies, based on studies in the musical education and cognition field. The results of the study allow contextualizing the practice of lyrical singing teaching by teachers from Paraná, highlighting pedagogical/didactic tendencies of this process. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Canto - Instrução e estudo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
| Título: dc.title | Um estudo sobre obras para o ensino do canto lírico e estratégias de aprendizagem | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: