Determinantes para a implementação do programa Cumunidade Escola e para a participação de crianças e adolecentes no mesmo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Doralice Lange de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorVialich, Andrea Leal, 1975--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:57:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:57:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77988-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77988-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Doralice Lange de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo deste trabalho foi o de identificar as principais barreiras e os principais facilitadores para a implementação do programa Comunidade Escola (CE) e para a participação de crianças e adolescentes no mesmo. O CE é um projeto social que acontece em algumas escolas de Curitiba aos finais de semana, tendo como objetivos a diminuição da violência, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável da comunidade. Foi criado pela prefeitura e é desenvolvido em parceria com o comércio, indústrias, universidades e voluntários, que juntos gerem o Programa de forma descentralizada. A pesquisa foi de natureza qualitativa e os dados foram coletados através de documentos do Programa, observações e de entrevistas abertas com a coordenação geral do Programa, cinco coordenadores de regionais, quatro professores, cinco estagiários, três voluntários e 45 crianças e adolescentes em diferentes escolas. A análise foi desenvolvida a partir de uma perspectiva interpretativa e as categorias analíticas emergiram dos dados. As principais conclusões deste estudo foram que existem fatores que atuam como facilitadores, outros como barreiras, e fatores que ora atuam como facilitadores e ora como barreiras para a implementação do Programa e para a participação de crianças e adolescentes no mesmo, dependendo da realidade concreta de cada escola. As escolas que não contam com recursos materiais e humanos adequados encontram dificuldades para a implementação do Programa. Tal realidade exige que o Estado tenha um papel mais ativo no sentido de fornecer os recursos necessários para garantir a qualidade das ações nas diferentes comunidades, especialmente no caso daquelas mais carentes e menos organizadas-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAtividade física-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade e escola-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão social - Curitiba (PR)-
Título: dc.titleDeterminantes para a implementação do programa Cumunidade Escola e para a participação de crianças e adolecentes no mesmo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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