Análise crítica da educação física nas escolas particulares de educação infantil de Pelotas - RS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHermida, Jorge Fernando-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Educação Física Escolar-
Autor(es): dc.creatorLeite, Ana Paula Loss, 1972--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:31:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:31:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-25-
Data de envio: dc.date.issued2003-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77906-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77906-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Jorge Fernando Hermida-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Educação Fisica-
Descrição: dc.descriptionResumo: Monografia de conclusao do curso de pos-graduacao latu sensu especializaçao em Educaçao Fisica Escolar da UFPR, com o proposito de, partindo da amilise da efetiva participaçao da Educaçao Fisica nas escolas de educaçao infantil da iniciativa privada do bairro Centro da cidade de Pelotas - RS, construir urna pratica pedagogica que valorize as potencialidades genuinas da criança, manifestadas privilegiadamente pelo corpo. Para atingir tal objetivo, utilizou-se um referencial teorico de apoio com caracteristicas critica e historica que facilitam a compreensao dos estados atuais da educaçao escolar infantil e especificamente da Educaçao Fisica buscando relacionar tais temas com os dados obtidos na pesquisa de campo. O instrumento utilizado foi urna entrevista realizada a partir de um questionario aplicado aos diretores das instituiçoes. Pòde-se de certa forma, conc1uir de acordo com os resultados obtidos, que a Educaçao Fisica nestas escolas se encontra em fase de formaçao e ainda nao é compreendida como urna disciplina imprescindivel ao desenvolvimento do educando. Entende-se que a Educaçao Fisica escolar na fase infantil deve primar pela busca do desenvolvimento da criança e suas potencialidades e das necessidades individuais nao impondo conteudos para torna-la apta para o futuro mercado de trabalho, mas respeitando as manifestaçoes genuinamente caracteristicas da idade como o brincar e a expressao corporal-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física - Escola-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem corporal em crianças-
Título: dc.titleAnálise crítica da educação física nas escolas particulares de educação infantil de Pelotas - RS-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.