
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Brito, Gláucia da Silva, 1961- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Galhart, Cezar Henrique, 1972- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:32:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:32:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/77818 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77818 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª. Dra. Glaucia da Silva Brito | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 06/06/2022 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo:A presente dissertação tem como objetivo identificar e refletir sobre as tecnologias educacionais utilizadas pelos professores nas disciplinas de representação bidimensional e tridimensional dos cursos de graduação em Design, Arquitetura e Urbanismo em Curitiba (PR). O estudo foi desenvolvido por meio de uma metodologia de abordagem qualitativa do tipo exploratória. Para a análise de dados foi realizada uma triangulação com pesquisa documental, aplicação de questionários online e entrevistas semiestruturadas. Na análise de conteúdo para as respostas obtidas foram categorizados os principais termos estimados para esta etapa e para a comparação dos resultados. A fundamentação teórica deste estudo foi construída a partir de definições e conceitos pertinentes ao contexto em que se apoia a investigação, referentes às crises que impactam e transformam a Educação no âmbito da sociedade do conhecimento, sendo discutidos os conceitos de cibercultura e ciberespaço; cultura escolar e cultura digital; além de diversos aspectos sobre as tecnologias e formação de professores. Como resultados da pesquisa, foram identificadas, nas respostas dos docentes, vários desafios para o ensino, tanto para o formato remoto quanto para o modelo híbrido, sendo necessária a formação dos professores para o uso das tecnologias educacionais, conceito este ainda compreendido como restrito às ferramentas e dispositivos digitais, potencializando com isso a ampliação das possibilidades que essas tecnologias proporcionam para diversas áreas, especificamente Design, Arquitetura e Urbanismo. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract:This master's degree dissertation aims to identify and reflect on the educational technologies used in two-dimensional and three-dimensional representation disciplines by professors of undergraduate courses in Design, Architecture and Urbanism in Curitiba (PR). This study was developed through an exploratory research based on qualitative approach. For results analysis, a data triangulation was produced with documents, online surveys and semi-structured interviews. For the content analysis, the main terms were estimated for the comparison of the results categorized from the obtained answers. The theoretical foundation of this study was built from definitions and concepts relevant to the context in which the research is based, referring to the crises that impact and transform Education within the scope of the knowledge society, being discussed through concepts of cyberculture and cyberspace; school culture and digital culture; in addition to various aspects of technologies and teacher training. As research results, several challenges for teaching were identified in the teachers' responses, both for the remote or hybrid education format, requiring training for the use of educational technologies, a concept that is sometimes restricted to tools and digital devices, thus enhancing the possibilities that these technologies provide for several areas, specifically Design, Architecture and Urbanism. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Designers - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | O uso de tecnologias educacionais nas disciplinas de meios de representação 2D e 3D nos cursos de design, arquitetura e urbanismo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: