Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Welters, Angela, 1970- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, Fernando Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:39:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:39:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/77773 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77773 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Angela Welters | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho de monografia analisa a influência do pensamento econômico cepalino na elaboração do Plano Trienal, formulado no ano de 1962 no governo de João Goulart. Tendo como objetivos principais abordar o contexto econômico e político brasileiro no qual o plano foi concebido, e de que forma ele poderia superar o subdesenvolvimento e os desequilíbrios macroeconômicos que o país vinha sofrendo, e a forma que os ensinamentos oriundos da CEPAL impactaram na formulação do Plano Trienal. Através da revisão dos principais pontos do referencial teórico cepalino, e da análise do documento síntese do plano fica evidente que as propostas de planejamento baseadas na implementação de reformas de base, e na continuidade do processo de substituição de importações tinham um viés cepalino, apesar de que na prática o Plano Trienal apresentou algumas contradições e dificuldades de implementação em virtude da severa crise política que o Brasil vinha enfrentando. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nações Unidas. Comissão Economica para a America Latina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento econômico | - |
Título: dc.title | Uma análise da influência das propostas cepalinas de desenvolvimento na elaboração plano trienal | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: