O processo de internacionalização da empresa Marcopolo S/A

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Autor(es): dc.contributorPelaez, Victor, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorGraff, Suellen Gimenes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:21:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:21:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77754-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77754-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Victor Manoel Alvarez Pelaez-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo de caso analisa o processo de internacionalização da empresa Marcopolo S/A. Apoiando-se em vertentes comportamentais e econômicas da literatura sobre o tema, buscou-se compreender de que forma e por que a empresa partiu para a internacionalização de suas atividades produtivas. As atividades em mercados externos, que de início tinham o propósito complementar de diminuir a ociosidade dos ativos nos momentos de menor venda, hoje são o foco da estratégia de crescimento da empresa. O processo de internacionalização da empresa evoluiu de operações de menor risco financeiro, por meio de exportações diretas, até operações de maior comprometimento, com a instalação de unidades produtivas em países terceiros. Esse processo resultou tanto na combinação de aspectos econômicos, determinantes na decisão de investir no exterior, como de aspectos comportamentais, que influenciaram nas formas de entrada e seleção de mercados externos. Constatou-se que as operações no mercado internacional tornaram-se uma importante fonte de crescimento e melhoria no desempenho econômico-financeiro da empresa que hoje tem grande parte de suas receitas advindas das vendas no mercado externo.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEmpresas - Globalização-
Palavras-chave: dc.subjectOnibus - Indústria-
Título: dc.titleO processo de internacionalização da empresa Marcopolo S/A-
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