Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dalto, Fabiano Abranches Silva, 1972- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
Autor(es): dc.creator | Hayashida, Gabriela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:05:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:05:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/77752 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77752 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Fabiano Abranches Silva Dauto | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Até meados de 1970, com o keynesianismo ortodoxo, política monetária era utilizada para manter a produção e o emprego em níveis elevados. Nos anos 1980, com os Novos Clássicos, há uma mudança de paradigma com o Novo Consenso, onde a estabilidade dos preços se tornou o principal objetivo das autoridades monetárias. Os desenvolvimentos teóricos enfatizaram o papel e a importância da reputação dos bancos centrais e a credibilidade das suas políticas. Entretanto, sua base teórica esteve dominada por uma parcela ínfima de burocratas armados de conhecimentos técnicos para conduzi-la, ao passo que economistas divergem entre si sobre a condução da política monetária. A comunicação dos bancos centrais, nesta questão, entra como ponto fundamental no sentido de reduzir a divergência cognitiva e a incerteza sobre os resultados de decisões dos agentes econômicos. Por esse motivo, acompanhar reuniões dos formuladores de política monetária é crucial para entender a dinâmica da economia atual, além de servir como uma forma de previsão do cenário futuro. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é analisar a estrutura de comunicação das decisões de três órgãos conectados aos seus respectivos bancos centrais, o Comitê de Política Monetária (Copom), Federal Open Market Committee (FOMC) e Monetary Policy Committee (MPC), e avaliar se eles optam por conduzir sua comunicação em uma estratégia de confiança ou credibilidade, dado que tais conceitos são distintos. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bancos centrais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política monetária - Brasil | - |
Título: dc.title | A estrutura de comunicação da política monetária dos bancos centrais : construção de confiança ou de credibilidade? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: