
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pereira, Patrícia Barbosa, 1978- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Amano, Erika, 1978- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Bindo, Milena Soares, 1999- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:36:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:36:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/77734 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77734 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Patrícia Barbosa Pereira | - |
| Descrição: dc.description | Coorientadora: Erika Amano | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Ainda hoje o Ensino de Botânica apresenta diversas fragilidades, principalmente por consequência da cegueira botânica, presente tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. A consequência disso envolve docentes e discentes com pouco interesse na área da botânica e um distanciamento cada vez maior entre ser humano e natureza, os quais vêm se intensificando cada vez mais em decorrência da crise ambiental. Nesse cenário, a Educação Ambiental se torna uma importante possibilidade para se problematizar e trabalhar essas fragilidades, principalmente a partir de abordagens que privilegiem perspectivas críticas e emancipatórias, capazes de incentivarem o pensamento reflexivo dos estudantes e as mudanças de comportamento. Em vista disso, este trabalho se volta à construção de uma proposta didática que articule uma subárea do conhecimento das Ciências Biológicas, a Botânica, à Educação Ambiental Crítica e Emancipatória, de forma transversal. Nesse sentido, foi realizado inicialmente um levantamento bibliográfico, de forma a tentar identificar como o tema deste estudo está sendo trabalhado na educação. Assim, foi desenvolvido um caminho teórico, a partir das relações entre meio ambiente e educação, tomando-se por base referenciais e proposições acerca da temática central deste TCC. A identificação de lacunas denunciadas nesse levantamento inicial foi fundamental para a construção de uma proposta didática - buscando suprir tais ausências, além de trazer um diferencial com relação ao que já vem sendo desenvolvido. Essa proposta tem como público-alvo estudantes do 2° do Ensino Médio e seu tema principal envolve o ciclo das Angiospermas e a Polinização. A proposta tem como base 3 abordagens teórico-metodológicas: os Momentos Pedagógicos, a Aprendizagem Significativa e as relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na educação. Como intencionalidade didática, há expectativa de que haja produção de efeitos relacionados à ampliação de horizontes sobre o tema e desafios relacionados a se pensar em formas diferentes de trabalhar o conteúdo. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Botânica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | Proposta de aproximação dos conteúdos de botânica com a educação ambiental crítica e emancipatória : um olhar para a sala de aula | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: