Proposta de aproximação dos conteúdos de botânica com a educação ambiental crítica e emancipatória : um olhar para a sala de aula

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Patrícia Barbosa, 1978--
Autor(es): dc.contributorAmano, Erika, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorBindo, Milena Soares, 1999--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:36:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:36:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77734-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77734-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Patrícia Barbosa Pereira-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Erika Amano-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas.-
Descrição: dc.descriptionResumo : Ainda hoje o Ensino de Botânica apresenta diversas fragilidades, principalmente por consequência da cegueira botânica, presente tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. A consequência disso envolve docentes e discentes com pouco interesse na área da botânica e um distanciamento cada vez maior entre ser humano e natureza, os quais vêm se intensificando cada vez mais em decorrência da crise ambiental. Nesse cenário, a Educação Ambiental se torna uma importante possibilidade para se problematizar e trabalhar essas fragilidades, principalmente a partir de abordagens que privilegiem perspectivas críticas e emancipatórias, capazes de incentivarem o pensamento reflexivo dos estudantes e as mudanças de comportamento. Em vista disso, este trabalho se volta à construção de uma proposta didática que articule uma subárea do conhecimento das Ciências Biológicas, a Botânica, à Educação Ambiental Crítica e Emancipatória, de forma transversal. Nesse sentido, foi realizado inicialmente um levantamento bibliográfico, de forma a tentar identificar como o tema deste estudo está sendo trabalhado na educação. Assim, foi desenvolvido um caminho teórico, a partir das relações entre meio ambiente e educação, tomando-se por base referenciais e proposições acerca da temática central deste TCC. A identificação de lacunas denunciadas nesse levantamento inicial foi fundamental para a construção de uma proposta didática - buscando suprir tais ausências, além de trazer um diferencial com relação ao que já vem sendo desenvolvido. Essa proposta tem como público-alvo estudantes do 2° do Ensino Médio e seu tema principal envolve o ciclo das Angiospermas e a Polinização. A proposta tem como base 3 abordagens teórico-metodológicas: os Momentos Pedagógicos, a Aprendizagem Significativa e as relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na educação. Como intencionalidade didática, há expectativa de que haja produção de efeitos relacionados à ampliação de horizontes sobre o tema e desafios relacionados a se pensar em formas diferentes de trabalhar o conteúdo.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectBotânica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Estudo e ensino-
Título: dc.titleProposta de aproximação dos conteúdos de botânica com a educação ambiental crítica e emancipatória : um olhar para a sala de aula-
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