Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Palcha, Leandro Siqueira, 1984- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Pacheco, Jhonathan de Oliveira, 1991- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:30:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:30:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/77733 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77733 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Leandro Siqueira Palcha. | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A evolução é o conjunto de processo que leva a modificações nos seres vivos ao longo do tempo, o acúmulo dessas modificações pode dar origem a novas espécies, assim como extinguir outras já existentes. Devido à alta complexidade do tema, aliado ao fato que está frequentemente associado a memorização de conceitos que envolvem até mesmo outras áreas do conhecimento, é comum observar um certo distanciamento por parte dos estudantes. Por esse motivo, faz-se necessário a utilização de práticas educativas que contribuam de forma significativa para a conexão dos alunos com os conteúdos que se relacionam a Evolução Biológica. Os jogos são excelentes ferramentas didáticas, pois remetem ao lúdico, proporcionando um ambiente mais estimulante e prazeroso e menos estressante, assim as contribuições dos jogos na vertente educacional são notavelmente expressivas, por tratarem de um facilitador no processo de aprendizagem. O objetivo principal deste trabalho foi desenvolver um jogo didático sobre a temática de Evolução Biológica para os anos finais do Ensino Fundamental, exigindo para isso objetivos mais específicos como: i) investigar a pertinência dos jogos como ferramenta didática e sua contribuição para construção do conhecimento; ii) confeccionar um jogo de tabuleiro, envolvendo conceitos/processos relacionados a evolução biológica; iii) apontar possíveis abordagens e impactos que relacionem a utilização deste jogo para o ensino de evolução biológica; Em termos metodológicos, o jogo de tabuleiro intitulado "EVODECK" é composto por cartas instantâneas, cartas de benefício, cartas de prejuízo, manual/regras e uma ficha de avaliação fundamentada por pesquisas na área de jogos didáticos, esses elementos foram fundamentais para a confecção e inserção do jogo em uma sequência didática. Por meio dessas pesquisas, compreende-se que o jogo elaborado neste trabalho se assemelha a outras propostas didáticas voltadas para o ensino de Evolução Biológica, pois representa uma forma alternativa e fora do tradicional ao ensino de Biologia. Em consequência dessa pesquisa, conclui-se que os jogos didáticos contribuem ativamente para um aprendizado significativo sobre a Evolução Biológica. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evolução (Biologia) - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Título: dc.title | Evodeck : proposta de jogo de tabuleiro sobre evolução biológica para os anos finais do ensino fundamental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: