Specta Mundi - Podcast interseccionando educação ambiental, educação em saúde e fisiologia humana por meio de narrativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSallai, Claudia Maria, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorCastro, Fernando Jacomini de, 1998--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:16:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:16:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77732-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77732-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Claudia Maria Sallai Tanhoffer-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas.-
Descrição: dc.descriptionResumo : Compreendendo os efeitos dos problemas socioambientais sobre a saúde de populações vulneráveis, entende-se que a problematização da realidade dos indivíduos é fundamental para que sejam possíveis as mudanças estruturais que revertam esse cenário. É nesse sentido que o objetivo do trabalho é a elaboração de um material que aborde educação ambiental, educação em saúde e fisiologia humana, costurando as relações entre esses elementos em diversas reflexões acerca do comportamento humano, das ações humanas frente aos demais integrantes da natureza, da normalização dos danos à natureza e a outros seres humanos e das relações socioculturais que normalizam padrões opressivos contra pessoas vulneráveis. O embasamento teórico está no alinhamento com tendências críticas da educação ambiental e na inclusão dos fatores ambientais nas discussões sobre saúde pública, em detrimento de uma culpabilização individual pelo adoecimento. O material foi produzido no formato de podcast, utilizando-se os softwares Audacity e Anchor para gravação e edição. Então, foi disponibilizado nas plataformas Anchor e Spotify, para que esteja ao alcance de um público amplo e diversificado, com a vantagem da liberdade criativa e da praticidade que a mídia oferece. Trata-se de uma experiência no formato de narrativa, com um personagem central, Pípero, expondo suas percepções de mundo e argumentando sobre suas atitudes. Ao, aproximadamente duas horas de conteúdo foram produzidas e publicadas, sendo um conteúdo destinado a adultos que se insere entre a educação informal e a educação não formal, procurando dialogar com as vivências do público e divulgar conhecimentos das Ciências da Vida. Futuramente, o autor pretende continuar as produções e desenvolver a história de Pípero, mantendo o intuito provocativo e reflexivo que fundamenta a produção. Além disso, nas produções futuras, o autor pretende intensificar os recortes de gênero, étnicos, etários e outros que permeiam as desigualdades criticadas.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFisiologia humana-
Título: dc.titleSpecta Mundi - Podcast interseccionando educação ambiental, educação em saúde e fisiologia humana por meio de narrativa-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.