Livro-jogo : uma boa ferramenta de ensino?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlle, Lupe Furtado-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorAlencastro, Maria Clara, 1996--
Autor(es): dc.creatorOliveira, Robson Mariano Euzébio de, 1994--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:00:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:00:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77705-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77705-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Lupe Furtado Alle-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas.-
Descrição: dc.descriptionResumo : Nos últimos anos, os jogos didáticos vem ganhando mais relevância nos espaços educacionais, devido a forma com que eles auxiliam na aprendizagem dos alunos de maneira lúdica e interativa. A demanda por metodologias diferenciadas surge por causa de questões como a falta de motivação dos alunos e consequentemente, a compreensão superficial dos conceitos, muitas vezes quase nula. Esses recursos didáticos alternativos são ferramentas para o professor, permitindo que ocorra uma aprendizagem gradual, levando à fixação dos conceitos pelos alunos, além de uma participação ativa na construção do conhecimento individual e coletivo. Assim, o jogo didático é uma importante ferramenta ao desenvolver a habilidade de resolução de problemas, favorecer a apropriação de conceitos e desenvolver o trabalho cooperativo. No entanto, cada tipo de jogo possui suas vantagens e desvantagens, assim como qualquer metodologia ou recurso educacional. Portanto, o presente estudo tem como objetivo verificar se o livro-jogo pode ser classificado como um material didático adequado através da confecção de um capítulo modelo e a utilização do mesmo em sala de aula, seguido da aplicação de questionários. Dessa forma, foram explorados os diferentes benefícios do uso do livro-jogo na educação, visando compreender como esse recurso didático pode influenciar no interesse do aluno pela aprendizagem e como esse jogo é capaz de afetar a consolidação do conhecimento. Através da análise dos questionários, foi possível concluir que apesar de aspectos pontuais que ainda podem ser melhorados, o livro-jogo realmente é um material didático efetivo, permitindo uma melhor compreensão do conteúdo e levando os alunos a refletirem sobre temas importantes da atualidade.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Estudo e ensino-
Título: dc.titleLivro-jogo : uma boa ferramenta de ensino?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.