Qualidade de vida e teletrabalho em funcionários de área comercial nas empresas de tecnologia e serviços na América Latina

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Autor(es): dc.contributorReis, Germano Glufke, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA Gestão de Talentos e Comportamento Humano-
Autor(es): dc.creatorCamarena, Janeth Solange Martinez-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:42:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:42:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77702-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77702-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Germano Glufke-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão de Talentos e Comportamento Humano-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Nos ultimos anos o mercado de trabalho na América latina começou a sofrer várias modificações e uma delas é a adoção da modalidade de teletrabalho, a mesma que cresceu em nosso contexto pela pandemia da Covid -19. "O teletrabalho, mais do que uma forma de fazer as coisas, mais do que uma forma e utilização intensiva e imaginativa das TIC, é acima de tudo uma nova etapa na organização do trabalho." (Boira 2012,p.19) A presente investigação justifica-se pelo impacto social e psicológico o estudo da qualidade de vida e do teletrabalho. Foi utilizada a metodologia qualitativa, na realização de uma revisão literária de diferentes produções científicos que exploram a realidade do teletrabalho e também a aplicação de um questionário QVT para 50 funcionarios da área comercial de empresas de tecnologia e serviços na América latina. Se teve o objetivo de ter o conhecimento necessário para entender as percepções sobre o bem-estar integral das pessoas na modalidade de teletrabalho, e na coleta dos resultados foi possível identificar a ausência de políticas e diretrizes das organizações. Esses resultados ratificam a necessidade de implementar e atualizar os processos e incentivos da gestão de talento humano nas empresas. E importante falar que em nossa pesquisa, 98% dos teletrabalhadores na área comercial desejam continuar trabalhando na mesma modalidade, o que revela a importância e celeridade que deve ter a implementação dos planos de qualidade de vida no teletrabalho nas empresas, já que de acordo com as tendências esta modalidade terá cada vez mais relevância na hora de fazer estratégias nas ofertas e demandas de emprego.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeletrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de vida-
Título: dc.titleQualidade de vida e teletrabalho em funcionários de área comercial nas empresas de tecnologia e serviços na América Latina-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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