Estudo dos conteúdos e estratégias de ensino de biologia marinha em livros didáticos e biologia

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Autor(es): dc.contributorOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorPinto, Gabriel Luís Brucinski, 1981--
Autor(es): dc.creatorOliveira, Livia de Moura, 1987--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:13:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:13:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77690-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77690-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Odisséa Boaventura de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas.-
Descrição: dc.descriptionResumo: As preocupações com o meio ambiente têm sido premente nos últimos anos. Em especial o ambiente marinho vem sofrendo acentuada degradação, consequência de uma desajustada relação com as atividades antropogênicas. Tal constatação exige uma transformação na percepção das relações humanas com o ambiente marinho que culmine numa mudança de comportamento por parte do cidadão. Para que isso se torne realidade, a escola como espaço formal de formação cidadã, ao trabalhar as disciplinas de Ciências e Biologia, exerce papel de fundamental importância por oportunizar a discussão da temática Biologia Marinha. Nesse sentido, esta pesquisa enfoca nos conteúdos e estratégias de ensino de Biologia Marinha em Livros Didáticos (LD) do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da rede pública e privada. Foi desenvolvida uma pesquisa exploratório-descritiva envolvendo análise documental onde buscamos como base a BNCC e Referencial Bibliográfico de publicações que não ultrapassam a antecedência de dez anos. Os critérios de abordagem dos conteúdos programáticos foram baseados quanto às dimensões ambiental e socioeconômica, e quanto às competências específicas da BNCC. Por fim discutimos sobre como o ensino da Biologia Marinha contribuir para a transformação social dentro das referidas dimensões. Os resultados demonstraram que em relação a dimensão ambiental a abordagem se mostra pouco enfática com enfoque conservacionista e na dimensão socioeconômica predomínio de uma visão antropocêntrica. Contudo fica evidente a necessidade de critérios mais rigorosos na elaboração do LD de modo a aproximar a realidade do cotidiano social para sala de aula.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia marinha-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-
Título: dc.titleEstudo dos conteúdos e estratégias de ensino de biologia marinha em livros didáticos e biologia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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