A percepção de servidores da administração pública brasileira acerca do processo de avaliação de desempenho na instituição "X"

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Autor(es): dc.contributorAbib, Gustavo, 1977--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA Gestão de Talentos e Comportamento Humano-
Autor(es): dc.creatorAntunes, Alexandre Amaral, 1992--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:32:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:32:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77682-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77682-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Gustavo Abib-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão de Talentos e Comportamento Humano-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A sociedade brasileira requer cada vez mais do setor público uma gestão transparente, eficiente e otimizada. Para tanto, é importante que os desempenhos dos colaboradores destas organizações sejam avaliados periodicamente para que se verifique se estão prestando serviços de acordo com o planejamento institucional e assim poderem progredir em suas carreiras ou serem submetidos a algum processo administrativo de sanção. A presente pesquisa questiona a percepção dos servidores submetidos à avaliação de desempenho da Instituição "X" se, sob suas óticas, o modelo aplicado faz jus a uma correta e efetiva avaliação de desempenho. Os dados coletados via questionário anônimo refletem a opinião de servidores técnico-administrativos da Instituição "X" em estudo e demonstram que o atual modelo de avaliação de desempenho aplicado necessita de ajustes para que haja maior eficácia no objetivo a que se propõe e se torne mais impessoal e objetivo, sendo que boa parte da percepção da falta de equidade na avaliação corresponde à ideia de que o avaliador, por não ter treinamento acerca do processo de avaliar pessoas ou por usar questões pessoais no momento da atribuição das notas, pode não estar avaliando com fidedignidade o trabalho do avaliado.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAdministração de pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectServidores publicos-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho - Avaliação-
Título: dc.titleA percepção de servidores da administração pública brasileira acerca do processo de avaliação de desempenho na instituição "X"-
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